Jardim Morada do Sol comemora 39 anos com festa

Programação é baseada em Lei do vereador Hélio Ribeiro e inclui atividades para toda a família

O Jardim Morada do Sol completa 39 anos no dia 19 de março. Para comemorar, a população de Indaiatuba ganha uma extensa festa, que inclui shows, campeonato de futebol, noite do flashback, passeio de moto, Ação Saúde e até homenagem solene aos moradores mais antigos do bairro; entre outras atrações. Todas as atividades são gratuitas e a festa é baseada na Lei nº 5.644/2009, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.
As comemorações acontecem até 31 de março (confira abaixo a programação), e conta com uma grande festa, realizada durante todo o dia 24, no Parque Corolla. “Mas, a programação foi dividida em vários dias e em diferentes pontos do bairro, fundado em 19 de março de 1980, por meio do decreto municipal 2.081”, lembra o autor do projeto, Hélio Ribeiro.

Resgate
Além das atividades esportivas, sociais e culturais programadas para comemorar os 39 anos do bairro, Hélio Ribeiro também faz um resgate da história oral dos moradores, entrevistando pessoas que contam em que condições deixaram sua terra natal para morar numa cidade que a maioria desconhecia, num bairro que não tinha água, asfalto, energia elétrica, escola, posto de saúde ou creche.
“O Morada do Sol é mesmo uma história à parte dentro do nosso município; uma história de superação, contada por todos aqueles que chegaram por aqui nas décadas de 1980 e também por todos que já estavam, como comerciantes, líderes comunitários, religiosos e governantes, como Clain Ferrari, Flávio Tonin, Reinaldo Nogueira e os atuais Rogério Nogueira e Nilson Gaspar”, comenta.
“A nossa ideia é mostrar como essas pessoas foram recepcionadas, em que condições e como transformaram suas próprias histórias e, principalmente, a história de Indaiatuba”, relata Hélio.
Com o apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Hélio Ribeiro entrevista pessoalmente os moradores do bairro, que contam suas histórias. As entrevistas são captadas em vídeo e enviadas à Fundação na íntegra, fazendo parte do acervo da instituição. Editadas, elas também podem ser conferidas numa página do Facebook, criada especialmente para isso, intitulada “Resgate e Preservação da História do Jd. Morada do Sol”.
Esse ano, a homenagem vai para os moradores Antenor Pedro de Oliveira (o Didi), Gersino Francisco Chavis, Braulino José Rodrigues, José Tarcílio Imbriani, Roberto Carlos Bueno, Pedro da Silva, Elias Rodrigues da Silva e Pacífico Celeste.
Citado por todos os entrevistados como um divisor de águas no progresso do bairro, esse ano o vereador Hélio Ribeiro também entrevista o ex-prefeito Reinaldo Nogueira. “Ele não poderia ficar de fora dessa homenagem, haja vista ser um dos nomes que mais influenciou politicamente nas mudanças que efetivamente foram acontecendo no Jd. Morada do Sol”, conta Hélio.
As filmagens feitas em parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba foram encerradas essa semana, mas a entrega das homenagens acontece no Centro Cultural Hermenegildo Pinto do Jd Morada do Sol (Piano), dia 22, a partir das 19h, com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Nilson Gaspar.
“É incrível quando ouço as histórias do bairro, quando vem um morador e conta que, para trabalhar tinha que levar um sapato e uma calça na sacola, porque afundava na lama do Córrego Barnabé e tinha que trocar de roupa para chegar decente ao trabalho; gente que lembra que os ônibus nem entravam no bairro e que a água era uma raridade; em poucos anos tudo isso ficou para trás, e é essa superação que queremos deixar registrado; é essa história de gente como eu e como você, que não via perspectiva e que encontrou uma forma de mudar a própria história, apenas se unindo a muitas outras que desejavam a mesma coisa; tudo isso não cansa de me emocionar”, diz Hélio, que há 10 anos cuida pessoalmente desses registros.
“É uma forma de homenagear as famílias que tanto significam para a nossa história”, afirma Hélio. Todos os eventos são gratuitos e podem sofrer alterações em datas e locais. “Por isso peço que acompanhem nossa página no Facebook, no endereço eletrônico www.facebook.com/resgateepreservaçãodahistoriadojdmoradadosol para que possamos atualizar todos os dados”.

Programação
As comemorações dos 39 anos do bairro tiveram início no último domingo, dia 10, no Floresta Parque, com a abertura do Torneio de Futebol de Areia, e vão até o dia 31, com o Festival de Futebol de Campo com Amadores. Mas durante todo o mês serão diversas atrações, com o ponto alto para a grande festa para as crianças, dia 24, no Parque Corolla, das 13h às 18h, que inclui shows, zumba, trenzinho, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, participação do Koringa, tendas de massagem, corte de cabelo, distribuição de brindes e muita diversão.
“Trata-se de uma festa para toda a família, que esse ano conta com algumas novidades, como a 1ª Noite de Flash Back com DJ Ramon e som dos anos 70/80/90, um Passeio de Motociclistas que reúne moto-clubes da cidade, shows e a participação de várias entidades assistenciais de Indaiatuba”, conta Hélio. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

 

39º Aniversário da Morada do Sol – Programação 2019

10/03 – (DOMINGO) – Torneio de Futebol de Areia
Local: Floresta Parque – 8h30 às 17h
17/03 – (DOMINGO) – Torneio de Futebol de Areia
Local: Rua Dr. Mário Sergio de Almeida (Praça da Rua 29) – Das 9h às 11h30
22/03: (SEXTA-FEIRA) – Homenagens para 10 moradores mais antigos do Bairro
Local: Piano – Morada do Sol – Parque Ecológico – Das 19h às 22h
23/03 – (SÁBADO) – 1ª Noite do Flash-Back do Jd Morada do Sol – DJ Ramon
Local: Parque Corolla – 18h às 22h
24/03 – (DOMINGO) – Apresentações Culturais com Artistas Locais do Morada do Sol
Local: Parque Corolla – 10h às 13h.
24/03 – (DOMINGO) – Torneio de Futebol de Areia – Final
Local: Parque Corolla: 10h às 11h e 14 às 15h
24/03 – (DOMINGO) – Festas das Crianças
Local: Parque Corolla – 13h às 18h – Abertura da Festa – 14h
Show Musical – 14h10 às 14h40
Atrações: Trenzinho, Brinquedos Infláveis, Pipoca, Algodão Doce e Koringa – 14h às 18h
Zumba – 15h às 15h45
Entrega de Brindes – 16h

30/03: (SÁBADO) – Festival de Futebol de Campo com Veteranos
Local: São Conrado – 13h às 17h
31/03: (DOMINGO) – Festival de Futebol de Campo com Amadores
Local: São Conrado 8h30 às 11h30 – 13h às 16h

 

PARTE ESPORTIVA
30/03: (SÁBADO) – Festival de Futebol de Campo com Veteranos
Local: São Conrado – Das 13h às 17h

31/03: (DOMINGO) – Festival de Futebol de Campo com Amadores
Local: São Conrado 8h30 às 11h30 – 13h às 16h

 

Confira a tabela do Veterano – Festival de Futebol de Campo
Sábado 30 de Março – Campo do São Conrado
13h – São Francisco x Black Power
14h – Manchester x Noroeste
15h- Prefeitura x Santa Clara

Confira a tabela do Amador – Festival de Futebol de Campo
Domingo 31 de Março – Campo do São Conrado
8h30 – Operário x Barcegole
9h30 – Os Mineiros x União Paulista
10h30 – Florence x Manchester
11h30 – Unidos do Corolla x Santa Clara
13h00 – Huaxipato x Estrela
14h00 – Benfica x Estrela Dourada
15h00 – Moscou x Moleques da Praça
16h00 – Morada do Sol x Atlético Paulista