Inscrições para o projeto estão abertas

Oficina gratuita Escola do Patrimônio acontece dia 22

Foto Arquivo – Giuliano Miranda – RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Fundação Pró-Memória, promove quatro oficinas gratuitas. Os cursos fazem parte da parceria da Fundação com o Departamento de História da Unicamp com o projeto de extensão ‘Escola do Patrimônio’. Esta é a quinta edição do projeto, que reunirá especialistas, profissionais e demais interessados no Patrimônio Histórico Cultural para dialogarem, aprenderem e discutirem acerca do universo dos museus. No dia 22 de setembro acontece a segunda oficina, com o tema: ‘Museus Históricos – Museu Republicano de Itu e a Arquitetura da Cidade’. Os interessados devem fazer a inscrição no link Inscrições no link https://goo.gl/forms/AWS1sMF3eIp2Mi7D3 ou pelo site da Fundação http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/.
A primeira oficina aconteceu no dia 25 de agosto e abordou o tema: ‘Os Museus de Arte Sacra: história, arte e religiosidade na construção do conhecimento multidisciplinar’.
A terceira será no dia 27 de outubro, com o tema: ‘Museu Quinzinho de Barros: arquitetura, história e memória 27 de outubro de 2018’. Para encerrar a quarta oficina acontecerá no dia 24 de novembro, e abordará o tema: ‘Patrimônio Cultural e Museus de Indaiatuba’.
Os cursos buscam temas referentes a organização dos ‘lugares de memória’, que são os Museus, seus acervos, Arquitetura e Políticas Públicas de preservação e Gestão Patrimonial.
Dentro dessa proposta, este ano, a Escola do Patrimônio, propõe debates e reflexão sobre o papel dos museus regionais, sua importância para a história e memória da comunidade em que está inserido, atentando-se para as semelhanças e, também, diferenças existentes entre instituições das cidades paulistas como Indaiatuba, Campinas, Sorocaba e Itu.
A novidade é que as oficinas serão oferecidas nas cidades de Indaiatuba, Campinas, Sorocaba e Itu, com participação de profissionais que atuam diretamente com os museus locais.
A Fundação disponibilizará transporte para levar os alunos para as visitas técnicas de tais museus.
Os organismos internacionais, como a Unesco, salienta a importância das ações dos lugares de memória em conjunto, estabelecendo redes de cooperação entre as diversas Instituições. Nesse sentido o objetivo final da proposta é estabelecer uma Rede de Museus da Região para concretizar tal proposta capitaneada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Prestigie esse evento cultural.