Inovações na educação infantil

COLÉGIO META

SMH_5699

Desenvolvimento de aspectos físicos, emocionais, intelectuais e sociais

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral de crianças até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, emocional, intelectual e social. Organiza-se em fases, de acordo com a faixa etária, e os currículos contemplam os campos de experiências fundamentais para que as crianças se desenvolvam e aprendam, a saber:
• O eu, o outro e o nós.
• Corpo, gesto e movimentos.
• Traços, sons, cores e formas.
• Escuta, fala, pensamento e imaginação.
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O currículo apresentado pelo Colégio Meta traz uma estrutura fundamentada na concepção de que a criança é um sujeito capaz de estabelecer múltiplas relações entre seus pares e entre diferentes adultos, de construir gradativamente a sua autonomia e participar ativamente do universo no qual está inserido. Considerando as especificidades de cada faixa etária e as vivências anteriores de cada criança, promove aprendizagem lúdica e significativa, compreendendo que os processos de ensino e aprendizagem têm por princípio a participação ativa das crianças, enquanto protagonistas do processo de construção de saberes. Nesse contexto, os educadores atuam como facilitadores, motivadores e inspiradores dessa construção, respeitando e valorizando a individualidade de cada um. Nessa abordagem, destaca-se a importância do “brincar” no desenvolvimento infantil, tornando-se um dos seis direitos de aprendizagem integrantes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE.

Além dos Campos de Experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Meta, traz outros diferenciais agregados à Proposta Pedagógica, são eles:

Educação Socioemocional
Historicamente, o Colégio sempre valorizou e priorizou o desenvolvimento cognitivo, porém, o cenário educacional está em transformação. A Base Nacional Comum Curricular está trazendo diversas mudanças significativas para a educação brasileira. Uma das mais importantes é a valorização das competências e das habilidades socioemocionais. Hoje, percebe-se com maior clareza que as competências e habilidades socioemocionais são essenciais em qualquer aspecto da vida humana.

Em 2022, com Liv (Laboratório Inteligência de Vida) inserido na rotina das turmas do Maternal II, 1ª Etapa e 2ª Etapa, o Colégio Meta contará com programa especializado, pioneiro, conectado às demandas da atualidade, lembrando que a Educação Socioemocional auxilia na construção de habilidades essenciais, como aprender a aprender, fortalecer o sentimento de empatia, aprender a gerir as emoções e resolver os problemas de forma segura e responsável.

O material didático é pensado para cada faixa etária da Educação Infantil, dos 3 aos 5 anos de idade. A partir das histórias, as crianças são estimuladas a reconhecer as suas experiências e seus sentimentos. A cada capítulo, uma emoção básica é abordada e as crianças são estimuladas a se reconhecerem nessas emoções. Os personagens são incríveis e dão vozes à história, conversando e interagindo com as crianças, por meio das intervenções do professor.

Projeto Educação Tecnológica
A crescente atividade científica e tecnológica vem provocando transformações significativas nos sistemas mundiais de educação. Essas transformações buscam desenvolver a atividade científica, permitindo ao aluno a compreensão de um mundo que se torna cada vez mais tecnológico.

O projeto “Educação Tecnológica”, envolve processos de motivação, colaboração, construção e reconstrução de temas que já foram trabalhados em sala de aula, de forma lúdica e desafiadora, unindo aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

Expressão Corporal
A Expressão Corporal é uma atividade especificamente organizada para aprofundar a linguagem do corpo e desenvolver a lateralidade, o equilíbrio, a postura, coordenação motora. Nessas aulas, a criança aprende brincando. Por isso, a expressão corporal é tão importante. Antes mesmo da fala, ou da escrita, já usamos nosso corpo para comunicar nossos desejos. Para uma criança, o corpo é uma fonte importante de conteúdo, é onde ele é produzido. Além disso, ao utilizar a expressão corporal, em conjunto com outras habilidades que são trabalhadas na escola, como a pintura ou a introdução às letras, a criança exercita todo o seu potencial, ampliando sua inteligência e melhorando seu desenvolvimento.

Língua Inglesa
Estudar Inglês, desde pequeno, possibilita que a criança tenha um desenvolvimento cognitivo mais amplo, pois suas funções cognitivas são estimuladas, além de proporcionar inserção em culturas diferentes. O contato com outras culturas abre a visão de mundo e os alunos desenvolvem outros modos de ver e representar situações em sua volta. Os momentos das aulas, tornam-se vivências significativas, desenvolvendo também habilidades linguísticas motivadoras e essenciais para viver nesse mundo dinâmico, em constante mudanças.

O Colégio Meta utiliza o Sistema Apostilado Ético – Sistema de Ensino, do Grupo Somos Educação para todos os cursos (Educação Infantil, Fundamental e Médio). Nas práticas educativas escolares, a coleção didática é uma das ferramentas mais importantes no processo de ensino e aprendizagem, em especial quando apresenta um formato flexível, coerência com as diversas realidades escolares, sequência didática com continuidade, transição adequada entre os níveis e modalidades de ensino, ensino voltado para o exercício da ética e para o protagonismo da criança.

Essas características estão contempladas na Coleção Descobertas, a ser utilizada nas turmas da Educação Infantil, a partir de 3 anos em 2022.

Para conhecer mais sobre o Colégio Meta, acesse www.colegiometa.com, também no facebook em facebook.com/Colégio Meta, ou faça uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.

Foto: divulgação