Infecções na boca podem causar sérios problemas

Texto: Evelin Azevedo/infoglobo

A boca é porta de entrada não só de alimentos e bebidas, mas também de sérias doenças. Pequenas feridas ou sangramentos podem se transformar em graves problemas se não tradados. Manter uma boa saúde bucal é fundamental para ter o restante do corpo em bom funcionamento.
Infecções dentárias, por exemplo, podem se tornar muito perigosas se não tratadas, como explica a cirurgiã-dentista Katyuscia Lurentt: “todas as infecções na boca que entrarem na corrente sanguínea podem se agravar. Um exemplo é uma simples cárie, que se a pessoa não tratar, ela pode entrar em contato com o canal do dente. Se for na dentição inferior, essa infecção pode descer para a região cervical e até para o tórax. Se estiver nos dentes de cima, podem ir para a região do cérebro. Se não tratados, os pacientes podem morrer por infecção generalizada” – alerta.
Ir frequentemente ao dentista e prestar atenção ao momento da escovação são maneiras de não deixar que uma infecção se torne um grande problema. Sintomas como mau hálito e mudança de coloração da gengiva são alguns dos sinais de que há algo de errado. É preciso ficar atento também ao fato de que esse tipo de doença pode ser transmitida pelo beijo.
Outra doença que está presente na boca é o câncer. Seu principal sintoma são lesões que demoram mais de 15 dias para cicatrizar.

PROBLEMAS

Cárie: É provocada por bactérias existentes na boca. Elas se alimentam dos restos de comida e formam placas que perfuram o dente.
Gengivite: A inflamação na gengiva é causada pela ação de bactérias, que irritam a gengiva deixando-a vermelha, inchada e sensível, podendo provocar sangramento. Se não tratada, pode evoluir para uma periodontite, um tipo de inflamação mais grave.
Afta: É uma pequena lesão que pode surgir em qualquer parte da boca, causando dor. Pode ser uma resposta autoimune do corpo.
Herpes: É uma infecção viral que apresenta pequenas bolhas ao redor dos lábios, podendo ser transmitida pelo contato com a saliva infectada.
Halitose: É popularmente conhecida como mau hálito, é o indício de que há algo errado. Na maioria dos casos, indica que há alguma doença bucal.