Indaiatuba já registra 229 casos

Dengue

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em CampinasEm dez cidades da RMC já foram contabilizados mais de 5.600 casos da doença

De acordo com dados obtidos pela EPTV junto às prefeituras da região, em 2022, a cidade de Indaiatuba já registrou 229 casos de Dengue, sem nenhuma morte (a última atualização aconteceu no dia 3 de maio). Importante salientar que esse relatório leva em consideração apenas os casos notificados para secretaria de saúde do município.

Por outro lado, a situação com relação à dengue na RMC vem gerando preocupação. No balanço realizado em dez cidades já são contabilizados 5.604 casos. A cidade de Americana sozinha registrou 1.813 casos e tem cinco mortes confirmadas. Santa Bárbara D’Oeste (913), Mogi Guaçu (746) e Campinas (534) completam as quatro cidades com mais casos.

Além da curva
Americana está muito além da média. Para efeito de comparação, em 2021, a cidade somou somente 96 casos de Dengue. O aumento, nesse ano, já supera os 1780%.

“Dentro do domicílio que ele [Aedes aegypti] acaba tendo facilidade de se desenvolver. Uma casca de ovo, uma tampa de garrafa que esteja lá e fique por alguns dias pode vir a ser um criadouro”, declarou Antonio Jorge da Silva Gomes – coordenador da Vigilância Ambiental de Americana.

No país
Já o Brasil registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nessa ultima segunda-feira (2), foram 542.038 casos prováveis, entre a primeira e a décima sexta semana epidemiológica, período compreendido entre 2 de janeiro e 23 de abril de 2022.

Esse número já é praticamente o mesmo que foi registrado em todo o ano de 2021, quando foram contabilizados 544 mil casos prováveis de dengue.

Desde o início do ano, já foram confirmados 160 óbitos por dengue no país, sendo 147 por critério laboratorial e outros 13 por análise clínica. Os estados com mais registro de mortes pela doença até agora são: São Paulo (56), Goiás (19), Santa Catarina (19) e Bahia (16). Outros 228 óbitos ainda estão em investigação.

Providências
Já em Campinas, nessa semana, representantes do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses da Prefeitura de, participaram de uma oficina para discutir estratégias de comunicação de risco em saúde. O objetivo do encontro foi refletir sobre como ocorre a comunicação dos diversos riscos e avaliar quais estratégias e ferramentas podem ser empregadas para uma resposta mais efetiva no controle das arboviroses e de outros agravos com determinantes ambientais.

As arboviroses, entre outras, são a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana. Tratam-se de doenças epidêmicas transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti. O crescente aumento no número de casos dessas arboviroses está diretamente associado à ampla disseminação das populações do inseto.

Sintomas
A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, que resultam em desidratação. Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.

Orientações

– Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas de casa.
– Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol.
– Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros.
– Tampe os tonéis e caixas d’água.
– Mantenha as calhas limpas.
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
– Mantenha lixeiras bem tampadas.
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
– Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas.
– Coloque repelentes elétricos próximos às janelas – o uso é contraindicado para pessoas alérgicas.
– Velas ou difusores de essência de citronela também podem ser usados.
– Evite produtos de higiene com perfume, pois podem atrair insetos.
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Foto: Paulo Whitaker/Reuters