Indaiatuba fica em 11º lugar nos Jogos Abertos de São Carlos

Indaiatuba encerrou sua participação nos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, na 11ª colocação na 1ª Divisão, entre 208 cidades, conquistando 124 medalhas (71 de ouro, 29 de prata e 24 de bronze). Na classificação geral de municípios, Indaiatuba somou 110 pontos, entre os 156 municípios que pontuaram. Os primeiros classificados foram as cidades de São José dos Campos, com 260 pontos, São Bernardo do Campo (204) e Santos (186), que ficaram nas três primeiras colocações.
Cerca de 230 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 15 modalidades na 82ª edição dos Jogos realizada pela terceira vez em São Carlos. Conhecida como Cidade da Tecnologia, o município foi sede dos Jogos Abertos em 1940 e 1957.
O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), parabeniza os atletas de Indaiatuba pelo desempenho. “É com muita alegria que recebemos esse resultado e parabenizo cada atleta que se dedicou para essa competição. A administração municipal acredita no poder do esporte para transformar a vida das pessoas. Incentivamos a prática esportiva não só como competição, mas como lazer e qualidade de vida. Parabenizo toda equipe da Secretaria de Esportes, os professores e coordenadores que trabalham duro com os alunos para eles conseguirem esse resultado”, enfatiza Gaspar.
Conhecida como Olimpíada Caipira, o número de atletas superou o das Olimpíadas do Rio 2016 e impressiona pelos números. Foram 15.963 pessoas envolvidas no evento, 2.418 dirigentes, 10.018 atletas divididos em 1.605 equipes, 618 árbitros, 1.158 partidas de esportes coletivos, 29 modalidades esportivas, 40 locais de provas, 69 escolas municipais e estaduais para alojamento, outros 3 alojamentos coletivos.
De acordo com o coordenador do competitivo, Rafael de Oliveira e Silva, que coordenou a delegação indaiatubana e acompanhou as equipes, foi a melhor campanha da cidade nos Jogos Abertos depois da união da 1ª e 2ª divisões. Para o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, a campanha de Indaiatuba foi excelente, ao figurar entre as 11 melhores do Estado de São Paulo.

Caratê
A equipe feminina de Caratê de Indaiatuba sagrou-se campeã geral da modalidade (1ª Divisão), conquistando cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. O staff local somou 46 pontos, seguido de São Bernardo do Campo (43) e Piracicaba (42) na 3ª colocação. A equipe masculina que compete na 2ª divisão ficou em 5º lugar com 29 pontos. Bebedouro foi a campeã com 59 pontos, Guarujá (49) e Jales (48).
Ciclismo
A equipe de ciclismo de Indaiatuba ficou com o vice-campeonato no masculino e terceiro lugar no feminino, dos 82º Jogos Abertos do Interior. O grupo encerrou sua participação com 6 medalhas: (4 e ouro, 1 de prata e 1 de bronze). Na classificação geral do masculino, São José dos Campos terminou em primeiro lugar com 67 pontos, Indaiatuba (51) em segundo e Ribeirão Preto (34) na 3ª colocação. No feminino, a equipe terminou na terceira colocação com 38,5 pontos, atrás de São José dos Campos (81) e Santos (46).

Futsal Feminino
A equipe de futsal feminino de Indaiatuba conquistou a medalha de bronze nos 82º Jogos Abertos realizados em São Carlos, após vencer a forte equipe de Santo André por 3×1. O staff local se destacou positivamente em uma das modalidades mais populares dos Jogos Abertos do Interior, haja vista, o excelente nível técnico, onde as outras três semifinalistas disputam o Campeonato Paulista Série A.

Futsal Masculino
A equipe de futsal masculino de Indaiatuba conquistou a 4ª colocação nos 82º Jogos Abertos do Interior, realizado em São Carlos. Na disputa do 3º lugar do masculino realizada no Ginásio da USP São Carlos, enfrentou o time de Araraquara. Em jogo tenso, muito disputado, o adversário não facilitou e venceu o staff local por 2×0, adiando o sonho da medalha de bronze. Na final, Sorocaba venceu Campinas por 4×2, e conquistou o ouro.

Ginástica Artística Masculino
Provas na trave, solo, e Cavalo com Alças renderam à cidade uma medalha de prata e duas de bronze. No Solo Individual, Hiago de Oliveira Campos foi o 2º colocado e José Henrique Celini, ficou na 3ª colocação. No Cavalo com Alças, Gabriel Botton Hernades conquistou o bronze. Na classificação geral por equipes, o staff masculino somou 351,570 pontos e foi o 3º colocado. São Caetano do Sul conquistou 364,610 pontos e levou o ouro, seguido de Jundiaí com 351,900 pontos, com a prata.

Ginástica Artística Feminino
A equipe feminina ganhou duas medalhas de ouro e terminou a competição na 6ª colocação da Ginástica Artística, categoria 14 anos. Sob olhares atentos dos árbitros, a atleta Emily Goulart dominou o nervosismo e conseguiu o ouro nas Paralelas Assimétricas. No individual geral, a ginasta conquistou a segunda medalha de ouro para Indaiatuba.

Handebol Feminino
Na disputa do 3º lugar, a equipe feminina de Handebol conquistou o bronze ao vencer Mococa por 21 x 10, na categoria Livre da 2ª Divisão. Mais do que o bronze, o plantel indaiatubano demonstrou garra, perseverança, entusiasmo, esforço e paixão. Usando o vocabulário do Handebol, seja o arremesso que for (com apoio, em suspensão, com queda ou rolamento), Indaiatuba mandou a bola na direção do gol ao conquistar a 3ª colocação numa modalidade de esporte coletivo. Jundiái fiocu com o ouro e Marília com a prata.

Natação
Modalidade de destaque na delegação indaiatubana as equipes de natação masculina e feminina, conquistaram o vice-campeonato e 3ª colocação, respectivamente. No masculino, a equipe conquistou 147, 5 pontos, ficando atrás de Santos (222,5) campeã e a frente de Ribeirão Preto (92,5), em terceiro lugar. O staff feminino ficou na 3ª colocação com 126 pontos, os mesmos conquistados por Ribeirão Preto (126). No entanto, no critério de desempate, a equipe local ficou em 3º lugar. A campeã foi Santos com 212 pontos que dominou as competições nas duas categorias. O plantel indaiatubano trouxe para casa 19 medalhas (1de ouro, 8 de prata e 10 de bronze).

Natação PCD
Nos Jogos Abertos de 2018, os esportes coletivos fizeram a diferença. Entre as melhores equipes classificadas, está a Natação PCD, que confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã no masculino e feminino. Este ano, foram 68 medalhas, sendo 56 ouros, 8 pratas e 4 bronzes.
Na classificação final, o staff masculino somou 322 pontos, a frente de São Carlos (175) e Praia Grande (151). No feminino, a equipe obteve 305 pontos, com Sorocaba (178) na segunda colocação e Marília (161), terceiro colocado.

Supino Raw
Modalidade de estreia nos Jogos, o Supino Raw recebeu 81 competidores de 20 cidades nas categorias convencional e ACD, entre masculino e feminino, individual e por equipe. A equipe de Supino de Indaiatuba conquistou no domingo (18), o título de vice-campeã dos 82º Jogos Abertos do Interior, realizados em São Carlos. Na classificação final misto, a equipe indaiatubana ficou em 2º lugar com 68 pontos, atrás de Avaré com 83 pontos e a frente de Itu que somou 52 pontos. No feminino o staff indaiatubano liderou a competição conquistando seis medalhas, sendo três ouros e três pratas. No masculino a equipe subiu três vezes ao pódio, ganhando um ouro e duas pratas, ficando na quarta colocação.

Taekwondo
A equipe de Taekwondo de Indaiatuba conquistou cinco medalhas nos 82º Jogos Abertos do Interior de São Carlos. No masculino (1ª Divisão), o grupo ficou em 6º lugar. A equipe de São José dos Campos foi a campeã geral da modalidade com 34 pontos, seguida de São Caetano do Sul (25,5) e Mogi das Cruzes (25,5). No feminino (2ª Divisão) a equipe ficou na 4ª colocação geral, somando 18,5 pontos. Guarujá (38), Sorocaba (24,5) e São Carlos (18,5), subiram no pódio nessa ordem.

Tênis de Mesa
O Tênis de Mesa trouxe duas medalhas para casa. Na categoria masculino livre (2ª Divisão), os mesatenistas Eronildes Nicolau Matias Júnior e Leonardo Ferreira Chagas conquistaram o bronze após derrotar a dupla de Araraquara por 3 sets a 0. Na classificação final por equipes, na mesma categoria, Santo André conquistou ouro, Indaiatuba foi medalha de prata e Araraquara ficou com o bronze.
Xadrez
No cômputo das várias categorias do Xadrez em disputa nos Jogos Abertos, Indaiatuba ficou em 4º lugar no Masculino e em 5º lugar no Feminino Até 20 anos. No Masculino Livre (1ª Divisão), a equipe de Indaiatuba somou 10 pontos. Osasco (16), São José do Rio Preto (12) e Bauru (11), formaram o pódio. No feminino Sub-20 (1ª Divisão), o plantel local somou 15 pontos. Osasco, Registro e Bauru conquistaram, respectivamente, ouro, prata e bronze. As equipes são comandadas pelo técnico Evans Fritsch.