Hyundai HB20 2023 chega às lojas

Hatch campeão de vendas da Hyundai ganha linhas parecidas com as do i20

Prestes a completar 10 anos no mercado brasileiro, o Hyundai HB20 está de cara nova pela quarta vez. O hatchback compacto chega às lojas com visual externo completamente renovado e várias novidades entre os conteúdos de segurança e conectividade. Um destaque é a oferta de seis airbags como padrão na linha. Ou seja, agora tem bolsas infláveis do tipo cortina, que cobrem as janelas das portas traseiras, protegendo os passageiros que viajam atrás.

Outro item importante é o sistema ADAS de segurança semiautônoma, que traz novos recursos, como monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa com correção da direção e até um alerta de saída segura, que avisa sobre a aproximação de outros veículos ao desembarcar. O novo HB20 também alinha as nomenclaturas das versões com o SUV Creta. São sete opções na gama do hatch feito em Piracicaba, três com motor 1.0 flex aspirado, quatro com motor 1.0 turbo de injeção direta.

Inspiração no i20 e no Tucson
O visual é o ponto de maior mudança no HB20 2023. A inspiração veio do hatch i20 à venda na Europa e da nova geração do SUV Tucson, que ainda não chegou ao Brasil. Com a atualização, a dianteira ficou com estilo mais equilibrado e ganhou luzes de LEDs de uso diurno, que contornam a parte de cima dos faróis redesenhados. Esse arranjo, entretanto, será exclusivo da versão topo de linha Platinum Plus – as demais versões têm faróis comuns

Interior muda menos, mas tem novidades
Na cabine, as mudanças de estilo são mais discretas. Há novo quadro de instrumentos que parece uma tela, mas, na prática, tem gráficos fixos – só o visor TFT central de 4,2” é customizável. Já a multimídia com tela de 8” passa a oferecer espelhamento sem fio com celulares por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o hatch agora tem até três entradas USB na cabine, sendo duas do tipo USB-C, de carregamento mais rápido.

Outro item inédito é o carregador de celular por indução. Ele fica em uma bandeja meio escondida logo abaixo dos comandos do ar-condicionado, que agora é automático digital nas versões mais caras. Na segurança, além dos seis airbags de série, o pacote de condução semiautônoma tem frenagem automática que passa a reconhecer ciclistas.

Fotos: divulgação

Texto: Diogo de Oliveira/agência estado