Hotel Maksoud fecha após 42 anos

FIM DE UMA ERA 

11 - ReproduçãoHotel já recebeu celebridades internacionais como Margareth Thatcher, os Rolling Stones e Ray Charles

Inaugurado em 1979, hotel foi o primeiro cinco estrelas da cidade

O hotel Maksoud Plaza, localizado na Bela Vista, no Centro da capital paulista, fechou definitivamente as portas nesta terça-feira (7) após 42 anos.

O hotel operava com 20% da capacidade e não resistiu aos prejuízos financeiros provocado pelo fechamento durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus.

Segundo a HM Hotéis, administradora do Maksoud e a Hidroservice Engenharia, controladora do hotel, os últimos hóspedes deixaram a unidade ao meio-dia desta segunda (6).
Os demais clientes que tinham reservas futuras serão reembolsados.

A HM Hotéis diz que prosseguirá no segmento de hospitalidade, utilizando a marca Maksoud Plaza. A empresa busca parceiros para um projeto com a marca em um novo endereço.

Nesta terça, foi iniciado o processo de desmontagem do espaço. A empresa tem até o dia 31 de dezembro para entregar o prédio.

Os novos donos serão os irmãos Fernando e Jussara Simões, empresários do grupo JSL, sediado em Mogi das Cruzes. Eles arremataram o hotel em leilão em 2011 e, desde então, vinham tentando a posse do imóvel.. A assessoria do grupo disse não ter informações sobre o que será feito com o prédio onde ficava o Maksoud.

Recuperação Judicial
No ano passado, por conta das dívidas, a administradora do Maksoud e a Hidroservice Engenharia entraram com um pedido de recuperação judicial avaliado em R$ 81 milhões, excluindo as dívidas tributárias, junto à Justiça de São Paulo.

Com a recuperação judicial, as empresas conseguiram reduzir e alongar o prazo de pagamento das dívidas, utilizando-se de imóveis que compunham o patrimônio do grupo.

As dívidas incluídas na recuperação foram reduzidas pela metade e parceladas para pagamento em até 23 anos – com exceção dos créditos trabalhistas, que serão pagos em até 12 meses.

O grupo também renegociou outros débitos herdados pela HM Hotéis que não estavam incluídos no processo, como dívidas tributárias.

O endividamento fiscal federal total do grupo foi reduzido em mais de 60% e o saldo remanescente parcelado em até 10 anos.

No caso do hotel, o prédio e seu terreno foram arrematados em 2011 por Fernando e Jussara Simões, em leilão da Justiça do Trabalho, para pagar dívidas trabalhistas do grupo.

O leilão, porém, foi suspenso pela Justiça, e as partes entraram em acordo para encerrar a disputa judicial. O grupo seguirá com a marca, mas o prédio deverá ser entregue até o final do ano.

Sobre o Maksoud Plaza
Inaugurado em 1979, o hotel foi o primeiro cinco estrelas da cidade. O edifício foi um dos primeiros do país a ter atrium lobby e elevadores panorâmicos. Em 1981, Frank Sinatra apresentou-se no Salão Nobre do hotel.

O Maksoud Plaza hospedou os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre tantos outros.

Nos anos 1980 e 1990, o 150 Night Club foi uma das casas de espetáculos mais disputadas do Brasil. Músicos como Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi fizeram shows memoráveis no local.

Em 2015, o Frank Bar foi inaugurado e que entrou na lista dos melhores bares do mundo, segundo a World’s 50 Best Bars.

Foto: redes sociais/reprodução