Hospital Dia amplia horários

Medida visa atender demanda extra de pacientes

Stefani explica que demanda subiu cerca de 300% por conta da crise Eliandro Figueira  SCS/PMI
Stefani explica que demanda subiu cerca de 300% por conta da crise
Eliandro Figueira SCS/PMI

A Secretaria de Saúde iniciou em julho atendimentos aos sábados e em horário estendido, no Hospital Dia ‘Dr. Renato Riggio Jr.’. Desde sábado (2), o hospital abre das 8h às 17h para a realização de pequenas cirurgias, cirurgias de catarata, exames e consultas de especialidades. Durante a semana, o atendimento estendido será às terças e quintas-feiras até as 22h. O objetivo é atender a demanda de pacientes do SUS (Serviço Único de Saúde) que teve um crescimento considerável desde o final de 2015.
Na quinta-feira (7), o secretário de Saúde, José Roberto Stefani e equipe, estiveram no Hospital Dia explicando que a crise econômica e o consequente crescimento do desemprego resultaram no aumento da demanda por serviços públicos, principalmente na área da Saúde. Em Indaiatuba a Secretaria de Saúde calcula que a demanda subiu cerca de 300% desde o ano passado, por isso a necessidade de aumentar os horários de atendimento no Hospital Dia para diminuir as filas de espera.
Aproximadamente 250 pacientes foram atendidos no sábado (2) com a realização de 40 cirurgias de catarata, 40 exames de eletrocardiograma, 60 exames de Raio X, 80 ultrassonografias e 70 consultas de cardiologia.
É importante esclarecer que o atendimento aos sábados e nos demais horários estendidos é feito somente com agendamento prévio por parte da rede municipal de Saúde.
Segundo informações da Secretaria, a medida não resultou em novas contratações de profissionais da área, e o horário estendido será mantido até que se atenda toda a demanda extra de pacientes da rede.

Hospital Dia
O Hospital Dia ‘Dr. Renato Riggio Jr.’ realiza atendimentos ambulatoriais e o prédio abriga a UBS I, Laboratório Municipal, Ambulatório de Especialidades, Centro Cirúrgico, Central de Regulação, Setor de Exames/Diagnósticos por imagens e Setor de MI (Moléstias Infecciosas).
No local não são realizados atendimentos de urgência e emergência.