Guardas civis são presos por exercer abuso de poder

Eles foram presos em abril com acusação de abuso de autoridade

Na segunda-feira (9), dois guardas civis da cidade foram condenados por tortura e abuso de autoridade. Eles foram presos em abril, após uma operação da Polícia Civil acusados de agredir fisicamente suspeitos de crimes antes de apresentá-los às autoridades na Delegacia. Leandro Bispo dos Santos e Jonnathan Bernardo receberam pena de 7 anos e 6 meses de prisão em regime fechado. Os agentes também foram proibidos de exercer qualquer função pública por oito anos.

Entenda o Caso
A Polícia Civil deu andamento a uma Operação que cumpriu quatro ordens de prisão e quatro mandados de busca e apreensão a guardas civis de Indaiatuba. Leandro Maciel Bispo foi preso em sua casa, Jonnathan Bernardo e Alexandre Campos se entregaram posteriormente, e Reinaldo Júnior se apresentou mais tarde. As suspeitas eram de tortura e abuso de poder. De acordo com a Polícia Civil, os investigados agrediram fisicamente suspeitos de crimes antes de apresentá-los às autoridades na Delegacia. Ocorreu um monitoramento por 60 dias de ligações telefônicas autorizadas pela Justiça. Mas foi detectado que os guardas investigados voltavam a procurar os supostos criminosos e testemunhas para constrangê-los e convencê-los a mudar os depoimentos em inquéritos policiais e judiciais.
Outros dois guardas civis foram presos após a operação. Em maio, a Prefeitura de Indaiatuba que abriu uma sindicância para apurar o caso, anunciou o afastamento, de outros oito agentes pelas mesmas suspeitas.