Guarda Civil conduz à delegacia indivíduo que iniciou incêndio em Área de Preservação Ambiental do Campo Bonito

f56b29e9-efbb-402e-9ac7-48ebb64564b6

Infrator ateou fogo em colchão e não conteve as labaredas; ação gerou multa de R$552,20

No final da tarde de sexta-feira (1) a equipe da Defesa Civil fazia patrulhamento pelo bairro do Campo Bonito quando avistou fumaça próximo à mata. Ao chegar no local foi verificado um incêndio de média proporção. O Corpo de Bombeiro e a Guarda Civil foram chamados para auxiliar na ocorrência.
Após o incêndio apagado o infrator confessou ter colocado fogo em um colchão velho, mas não conseguiu conter as labaredas, que se espalharam rapidamente para a Área de Preservação Ambiental. O infrator foi conduzido pela Guarda Civil à Delegacia para prestar esclarecimentos. A Defesa Civil encaminhou o RA (Registro de Ocorrência) ao departamento de Meio Ambiente, que notificou o autor a pagar uma multa de 20 Ufesp, totalizando R$552,20, prevista na Lei Municipal 3162/1994 e Decreto 6047/1997.
A Defesa Civil está intensificando o patrulhamento no período de estiagem, que favorece a propagação do fogo. “Neste fim de semana foram registradas mais três ocorrências de incêndio, sendo dois de grandes proporções. Faço um apelo à população para se conscientizarem a jogar lixos e materiais nos locais corretos e jamais atear fogo em terrenos. Essas atitudes proporcionam risco de incêndio. As queimadas geram danos à saúde e o meio ambiente”, alerta o coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão.

Onde descartar seu lixo
A Prefeitura de Indaiatuba realiza constantemente campanhas para orientar a população sobre o descarte correto do lixo e evitar o acúmulo de materiais, incêndios, proliferação de animais peçonhentos como o escorpião e criadouros de Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Além de 37 Ecopontos distribuídos nos bairros, a Prefeitura também disponibiliza um Ecoponto de Inertes no bairro João Pioli e o serviço da Operação Cata Bagulho que percorre toda a cidade.

Ecopontos 
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente orienta que nos Ecopontos, sejam subterrâneos ou de alvenaria, é permitido apenas o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem.
O modelo subterrâneo começou a ser utilizado em Indaiatuba em 2018 e desde então 25 pontos do município já foram atendidos com a novidade. O sistema inibe invasões e vandalismo e sua implantação no município veio justamente com a proposta de tornar o entorno mais limpo.

Cata Bagulho 
As pessoas que precisam descartar móveis e objetos velhos, madeiras e restos de podas de árvores de calçadas podem utilizar a Operação Cata Bagulho. O cronograma da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br . É importante que os interessados confiram as datas da Operação, pois os materiais só deverão ser colocados na calçada no dia anterior à data marcada pela Secretaria.
Caso haja necessidade da retirada de materiais fora das datas disponibilizadas na programação, o contribuinte pode fazer o agendamento na Secretaria, por meio do telefone (19) 3825-5410.
A coleta é realizada duas vezes por semana, sempre às segundas e quintas-feiras, exceto em feriados, com início dos trabalhos às 7h.

Inertes 
No Ecoponto de Inertes a população pode levar, além de todos os materiais permitidos nos Ecopontos comuns e no Cata Bagulho, os entulhos gerados por pequenas obras de reforma, lixo eletrônico, pilhas e baterias.
O espaço foi criado principalmente para inibir descartes irregulares de entulhos de construção em terrenos e áreas verdes da cidade, que prejudicam a limpeza urbana, o meio ambiente e até a saúde pública.
Semanalmente, são depositados no local mais de 60 toneladas de entulho de construção civil; cinco toneladas de madeira; quatro caçambas de galhos de árvores resultantes de podas; duas toneladas de vidros; uma tonelada de recicláveis em geral, além de 15 a 20 peças de equipamentos eletrônicos.
O endereço do Ecoponto de Inertes é avenida Artes e Ofícios, no Jardim João Pioli. O serviço funciona todos os dias, das 7h às 19h, incluindo os finais de semana.

Foto Divulgação