Gripe ‘H2N3’, Áudio no WhatsApp é falso

Circula no WhatsApp um áudio que alerta sobre mortes causadas pelo vírus ‘H2N3’. Uma variação do influenza A H1N1, o vírus causaria a morte rapidamente de quem fosse infectado. A mensagem informa que mortes foram registradas em Goiás e mais de 70 casos estariam sendo apurados. As informações, porém, são falsas. O ‘H2N3’ não existe.
Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, em 2017 houve circulação do vírus influenza A H3N2 no Brasil. A inexistência do H2N3 foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são A/1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B.
Em 2018, até 7 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, sendo 62 em Goiás. No mesmo período, ocorreram 41 mortes, sendo nove no estado.
“O vírus que existe é o H3N2. Certamente esse boato têm alguma relação com o surto de gripe que ocorreu nos Estados Unidos recentemente. Por lá, a vacina, que é modificada anualmente, não previu a mutação do vírus, e várias pessoas acabaram infectadas.
Aqui no Brasil, porém, a vacina disponível já contempla a proteção para essa mutação”, afirma o médico e infectologista Alberto Chebabo.