Governo de SP autoriza jornada de 8h para comércios da fase amarela

Decreto estadual autoriza ampliação de horário de funcionamento de bares, restaurante e comércios de 6 para 8 horas diretas ou intercaladas

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, autorizou nesta quarta-feira (19), a ampliação do horário de funcionamento de bares, restaurantes e comércios de 6 para 8 horas nas regiões que estiverem na fase amarela do Plano São Paulo. A medida será oficializada por meio de um decreto publicado na sexta-feira (21). Os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o período determinado.
O secretário de habitação Flávio Amary afirmou que a mudança é válida para shoppings centers, comércio, serviços, restaurantes, salões de beleza, academias e eventos. “O funcionamento pode ser de forma contínua ou fracionada”, disse. “Apesar disso, os prefeitos têm autonomia para aplicar a medida e decidir em que momento ela será adotada.”
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, a atualização determina que o horário de atendimento presencial seja até 22 horas na fase 3 amarela e na fase 4 (verde).
O secretário de saúde Jean Gorinchteyn reafirmou que 86% da população do Estado vive em regiões da fase amarela. “Estamos ainda no meio do caminho e não voltamos ainda nem ao ‘novo normal’. Só voltaremos ao normal após a vacina.”
O governador João Doria, que participou da coletiva de imprensa por video-conferência, afirmou que continua assintomático e cumpre o 8º dia de isolamento. Doria recomendou ainda que a população adote as medidas sanitárias preventivas. “Aos que têm mais de 60 anos, não só se protejam como protejam também seus familiares”, disse. “As mulheres são as que mais defendem o isolamento social em São Paulo.”

Foto: Estadão Conteúdo