Ganha versão 1.6 sem pedal de embreagem

Ford Ecosport Vs Jeep Renegade e o preço competitivo

O EcoSport, por ter centro de gravidade mais alto, demanda uma suspensão mais firme para fazer curvas com competência texto:   Igor Macário  | fotos: divulgação
O EcoSport, por ter centro de gravidade mais alto, demanda uma suspensão mais firme para fazer curvas com competência
texto: Igor Macário | fotos: divulgação

Pioneiro entre os utilitários-esportivos compactos, o Ford EcoSport foi o ‘queridinho’ dos clientes do segmento desde seu lançamento, em 2003, até o ano passado, quando chegaram Jeep Renegade e Honda HR-V – e o rebaixaram para o terceiro lugar no ranking de vendas da categoria. Mudanças mais profundas estão previstas para breve, mas, por ora, o veterano se vira com as armas que tem. A principal é o preço competitivo.
Por isso, ganhou versão com câmbio automatizado para acompanhar o motor 1.6, o que fez dele um dos jipinhos sem pedal de embreagem mais acessíveis do mercado, por R$ 74.490 na opção de acabamento SE. Além disso, a Ford, durante esse mês, está dando bônus de fábrica de cerca de R$ 5 mil para o carro, que está saindo por R$ 70 mil, aproximadamente.
Com essa munição, o EcoSport chama para a briga o Renegade automático de entrada, Sport 1.8, a R$ 83.290. O duelo foi muito equilibrado graças ao preço competitivo do Ford, mas o Jeep saiu vitorioso (por apenas dois pontos). Ele compensou a diferença significativa de preço com visual interessante, projeto moderno e um dos melhores acertos de suspensão entre os carros fabricados no país.
O Jeep brilha com uma suspensão que consegue ser macia e confortável em pisos ruins, e ao mesmo tempo passa bastante segurança em velocidades mais elevadas e em
curvas.
O EcoSport, por ter centro de gravidade mais alto, demanda uma suspensão firme para fazer curvas com competência.
Já o motor 1.8 do Jeep, que tem até 132 cv, é fraco para os 1.440 kg do modelo. O câmbio automático se esforça bastante para conseguir manter o ritmo. Nesse quesito, ele é equivalente ao EcoSport, que tem propulsor mais fraco, de até 131 cv, e 200 kg a menos. Nenhum dos dois ganharia o primeiro prêmio em um concurso de agilidade.
O EcoSport até poderia ter potencial para ir melhor, mas seu câmbio automatizado, que tem seis marchas e duas embreagens, não cumpre o que esse tipo de transmissão promete. Em carros de outras marcas, é um sistema que se destaca pela rapidez. O componente da Ford, porém, faz passagens lentas e tem uma programação que lembra a de automáticos
convencionais.
Ele parece indeciso na hora de subir uma marcha e por vezes dá trancos em reduções rápidas, como em retomadas de velocidade. Além disso, se não fosse o sistema que segura o carro em aclives, o câmbio poderia deixar o Ford rolar na hora de estacionar em uma ladeira, por exemplo. Ao menos, o porta-malas do EcoSport é maior, com 362 litros, ante 260 litros do Jeep.

CONTEÚDO
Os dois têm programa eletrônico de estabilidade, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema de som com Bluetooth, além dos triviais ar-condicionado, trio elétrico e direção assistida. A mais, o Renegade traz sensor de obstáculo traseiro e alarme. Esses itens só podem ser encontrados no EcoSport FreeStyle (como o das fotos), com preço de R$ 80.690.

JEEP RENEGADE
Prós: a suspensão, ótimo acerto faz jipinho se comportar muito bem na cidade e na estrada.
Contras: o desempenho, o motor 1.8 mostra limitações para levar os 1.440 kg da versão Sport do
modelo.

FORD ECOSPORT
Prós: o preço de tabela e promoções da Ford melhoram bastante o custo-benefício do EcoSport.
Contras: o acabamento da cabine merecia melhor tratamento, com plásticos e montagem de qualidade superior.

O Jeep brilha com uma suspensão que consegue ser macia e confortável em pisos ruins
O Jeep brilha com uma suspensão que consegue ser macia e confortável em pisos ruins