Gala dos 30 anos da Galpão 1 lota CIEAI, em Indaiatuba

O evento que comemorou os 30 anos da escola dirigida por Erika Novachi foi realizado no final de semana

Uma noite memorável. Assim podemos definir o espetáculo que comemorou os 30 anos da Galpão 1 academia, no último dia 30 de setembro, no CIAIE, em Indaiatuba. A Gala reuniu diversos trabalhos de Erika Novachi, diretora e coreógrafa residente da escola, além de apresentar uma diversidade de estilos em coreografias de balé clássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas.
Com capacidade esgotada as 750 pessoas presentes puderam assistir a um espetáculo com coreografias de Erika Novachi, Ruben Terranova, Erika Pena, Fabiano Lima, Mary Santos, Natália Tiso e Clayton Sia. A São Paulo Companhia de Dança fez uma participação especial com um trabalho assinado por Erika Novachi. Na comemoração Erika homenageou pessoas importantes na sua trajetória artística e também aquelas que fizeram parte da construção da Galpão 1 nestes 30 anos. “Foi uma noite muito especial que dividi com pessoas incríveis e, claro, vi nossos bailarinos felizes e entregues em cena”, comemora Erika. “São 30 anos de muito amor pela dança e consequentemente de muito trabalho e prazer”.
O programa da noite também trouxe uma coreografia em que mães e filhas – alunas da Galpão 1 hoje – se apresentam juntas; em que alunos antigos se juntam aos novos em um trabalho de danças urbanas, além de um trabalho que Erika coreografou para ela e suas amigas, chamado De Novo e Para Sempre, em que a diretora oficialmente marca sua volta aos palcos. “Todos os nossos alunos foram representados nesta noite por 200 bailarinos da Galpão que se uniram para a festa. O que me deixou muito feliz foi ver que os alunos, pais e amigos queridos também estavam na plateia comemorando”, completa Erika.
Na agenda da Galpão 1 para este mês está a abertura do Santos Dance Festival, no dia 10 de outubro, em Santos, com a coreografia Tristes Noites, de Erika Novachi e Ruben Terranova. Na sequência a diretora embarca para o Maranhão para uma série de workshops e na volta segue na preparação para o seu espetáculo de final de ano, “No Mundo de Hogwarts”, que deve reunir mais de 350 alunos em cena, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em Indaiatuba.

ERIKA NOVACHI | DIREÇÃO ARTÍSTICA 
É um nome reconhecido no cenário do jazz dance brasileiro. Diretora residente do Galpão 1 Academia, de Indaiatuba, transita entre os principais festivais de dança do país com destaque. É professora e coreógrafa de Lyrical Jazz desde 1995, e bailarina. Atuou em companhias como o Grupo Raça (com direção de Roseli Rodrigues) e Companhia Dançar (com direção de Rose Calheiros). Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville e também no Dance Alliance, em Nova York. É frequentemente convidada para ser jurada de mostras e competições de dança. Sua companhia, Galpão 1, também já realizou diversas aberturas, como convidada, das noites do jazz dance do Passo de Arte. Em 2009 ministrou aula de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York; em 2017, na Crossroads of Arts, em Los Angeles, Califórnia e em 2018, na West London University, na SA Dança, em Londres, Inglaterra. Entre 2010 e 2014 foi professora de Lyrical Jazz, no Festival de Dança de Joinville onde também foi jurada da mesma modalidade. Em 2018 coreografou um trecho do concerto Berstein 100 para a São Paulo Companhia de Dança. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil, criado em 2009.

GALPÃO 1
Criada em 13 de fevereiro de 1988, em Indaiatuba, por Erika Novachi, a Galpão 1 Academia é uma referência em dança no país. Mais de 12 mil alunos já passaram pela escola, sendo que muitos deles seguiram carreira profissional. O Galpão 1 oferece aulas de balé clássico – método RAD (Royal Academy of Dance, de Londres), Jazz, Danças Urbanas, Contemporâneo e Flamenco. Importantes coreógrafos da dança do Brasil já criaram para seu elenco. Entre eles: Roseli Rodrigues, Inês Aguiar, Fabiano Lima, Rose Calheiros, Ruben Terranova, Anselmo Zolla, Andréa Pivato, Edson Santos, Carlos dos Santos, Alex Kiton, Dickson Resstel, Alessandro Pereira, Pedro Costa, Marcelo Cirino, Clayton Sia, Lucas Martinelli, Pat Taylor, Bruno Gregorio, Luana Espíndola, Nathan Trasoras, entre outros. Entre suas várias premiações, a Galpão 1 se destaca por ter conquistado diversos primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville, no Dance Alliance, em Nova York, entre outros. A escola é referência na Dança do Brasil e projeta o nome da cidade de Indaiatuba e região internacionalmente.