Ford Ka Trail: um aventureiro discreto

Ka Trail investe em elementos decorativos fora-de-estrada
Ka Trail investe em elementos decorativos fora-de-estrada

Nova versão do Ford Ka, com apelo visual off-road, parte de R$ 47.690 e tem motores 1.0 e 1.5
O Ford Ka é o mais novo integrante do clube de carros que têm versões com apelo visual aventureiro. O Ka Trail, mostrado no Salão do Automóvel, em novembro, chega às lojas por R$ 47.690, com o motor 1.0 de até 85 cv, ou R$ 51.990 (com o 1.5 de até 110 cv). Essa variedade de propulsores é um trunfo do Ford.
Enquanto rivais como Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X oferecem apenas motores maiores de 1 litro e partem de quase R$ 60 mil, o Ka Trail é um pseudo-aventureiro mais acessível – embora não seja o único 1.0 do tipo, já que a VW oferece o Gol Track (R$ 43.990) e a Fiat tem o Uno Way (R$ 43.830).
Na versão Trail, a suspensão do Ka foi elevada em 31 mm. Molas, amortecedores, freios e direção ganharam nova calibragem. Pneus de uso misto, com perfil mais alto, ajudam a encarar pisos irregulares.
Itens como rack de teto, molduras plásticas nas caixas de roda, faróis e lanternas com lentes escurecidas, rodas de 15 polegadas em tom cinza brilhante e faixas adesivas reforçam a aparência aventureira.
Discreta, a cabine traz bancos com pespontos coloridos e elásticos para transporte de pequenos objetos, além de pedaleiras esportivas e apliques nas soleiras das portas. As mudanças acrescentam R$ 3.930 à tabela da versão SE 1.0, da qual a opção Trail deriva.
Em movimento, o Ka Trail mostra os mesmos predicados das demais versões do modelo. Seu motor 1.0 de três cilindros tem boa oferta de torque em várias faixas de giro, o que proporciona uma condução prazerosa. Não falta fôlego para responder aos comandos do acelerador, mesmo com o ar-condicionado ligado. A boa posição de dirigir e o câmbio de engates fáceis também agradam.
Por outro lado, os ajustes mecânicos na versão aventureira pioraram o consumo. Com gasolina, o Ka Trail faz 12,5 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada – na versão SE, são 13,5 km/l e 15,7 km/l, respectivamente.
Além disso, os pneus de uso misto deixaram o rodar do carro menos macio e mais ruidoso.

Bancos com forração parcial em couro e costuras contrastantes
Bancos com forração parcial em couro e costuras contrastantes