Filme “O Cliente” é um thriller competente, frenético e divertido
Uma filme avante de seu tempo. O longa-metragem “O Cliente”, de 1994, tem uma história simples (sem surpresas ou revelações), mas tensa e frenética. Um menino, de 11 anos de idade, corre risco de vida depois de acidentalmente descobrir informação vital sobre a morte de um político. E a descoberta veio agregada do testemunho de um suícidio de um advogado na máfia. Sem poder confiar em quase ninguém, o adolescente conta apenas com a ajuda de uma advogada que tenta protegê-lo da máfia e, também, do FBI.

Peso
O filme tem no elenco dois nomes “pesados” do cinema norte-americano: Susan Sarandon e Tommy Lee Jones. Aliás, Susan foi indicada ao Oscar pelo papel de Reggie Love em “O Cliente”. Mas não só dela e Tommy vive o filme. O garoto Mark Sway foi magistralmente interpretado pelo ator Brad Renfro (foto), então com 12 anos. Renfro, apesar do ótimo trabalho, acabou por não se estabelecer na indústria. Ele morreu em 2008, aos 25 anos de idade, ao que tudo indica por overdose de heroína.
Ainda estão no longa: Mary-Louise Parker (Red Aposentados), J. T. Walsh (Questão de Honra) e Anthony LaPaglia (Annabelle 2).
“O Cliente” foi descrito, na época do lançamento, como um thriller competente e divertido, impulsionado pela direção segura de Joel Schumacher. Contudo, o enredo se inclina demais à conveniência narrativa em alguns momentos, especialmente no desfecho, deixando o espectador querendo algo mais sólido e convincente. Nem sempre é fácil encerrar uma história.
Livro
O filme é baseado em um livro homônimo escrito por John Grisham e publicado em 1993.
Estima-se que o livro tenha vendido milhões de cópias mundialmente, várias fontes apontam tiragens superiores a 5 milhões só nos EUA nos primeiros anos. A obra foi um dos grandes sucessos editorais de Grisham.