Fies, confira o que mudou no Financiamento Estudantil

Atualmente o estudante paga taxa de juros de 6,5% ao ano

texto: Por Tom Morooka/Equipe Seu Dinheiro | foto: divulgação

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) passará a funcionar sob novas regras nos contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. O chamado Novo Fies, versão reformada do modelo anterior contida na Medida Provisória 785/2017, aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, foi sancionado pelo presidente Michel Temer na quinta-feira (7).
O programa beneficia com financiamento estudantes de Curso Superior em Instituições de Ensino Particulares. De acordo com o Ministério da Educação, o novo Fies criará 310 mil novas vagas para 2018, das quais 100 mil a juros zero.
Uma das principais novidades do novo modelo de financiamento será o desconto direto e automático em folha das parcelas para a quitação do empréstimo educacional pelos recém-formados que estiverem empregados em trabalho formal. O desconto pode variar de 1% a 20%, de acordo com a renda. Quem estiver sem emprego pagará uma parcela mínima idêntica à despendida durante o curso.
Com essas alterações, nos novos contratos deixa de existir a carência de 18 meses, válida nos contratos em vigor, para que os estudantes comecem a pagar o empréstimo educacional após a conclusão do curso.
O novo Fies será dividido em três modalidades: 1, 2 e 3. Os beneficiários incluídos na faixa 1, estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, pagarão taxa zero. A previsão é a criação de 100 mil vagas para essa modalidade de crédito em 2018.
As faixas 2 e 3 agruparão estudantes com até cinco salários mínimos de renda familiar que, em princípio, pagarão juros regulados pelo mercado, pelos bancos Estima-se a criação de 60 mil vagas para todo o país e mais 150 mil para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Os estudantes que têm financiamento pelo Fies atualmente paga taxa de juros fixa de 6,5% ao ano.