Fiat prepara novo motor

Fiat Uno terá propulsor três-cilindros em 2016

Fiat trabalha a todo vapor para lançar no Brasil seu motor de três-cilindros no primeiro semestre do ano que vem, que estreará no Uno foto: divulgação
Fiat trabalha a todo vapor para lançar no Brasil seu motor de três-cilindros no primeiro semestre do ano que vem, que estreará no Uno
foto: divulgação

A Fiat trabalha a todo vapor para lançar no Brasil seu motor de três-cilindros no primeiro semestre do ano que vem. O novo propulsor, que ainda não teve as especificações técnicas reveladas, estreará no Uno, e não no X1H, código que (por ora) batiza o subcompacto que a empresa passará a produzir no país na segunda metade de 2016.
Há duas razões para isso. A primeira envolve tempo: a versão definitiva do X1H ficará pronta no primeiro semestre e o motor, só no fim do ano, por causa de atraso na liberação de financiamento pelo BNDES.
A segunda e mais importante tem a ver com custo: usar o atual quatro-cilindos no X1H permitirá que o carrinho seja oferecido com um preço mais competitivo no momento da estreia. O três-cilindros só chegará no novo carro em 2017.
Enquanto isso, a Jeep, que pertence ao Grupo FCA, o mesmo da Fiat, está empenhada na consolidação do Renegade, seu primeiro modelo nacional. O utilitário-esportivo, que ficou entre os dez carros mais emplacados em novembro, ganhará uma linha de acessórios de fábrica.
Serão oferecidos quatro pacotes, que poderão ser adquiridos na hora da compra do carro novo e, portanto, ter os custos inclusos no plano de financiamento, por exemplo. Os equipamentos são da Mopar, divisão de itens de personalização que atende as marcas da FCA.
Já o segundo carro feito pela Jeep em Goiana (CE) chegará às lojas até o fim de 2016. O novo utilitário, que virá para ocupar os lugares do Compass e do Patriot, foi flagrado em versão praticamente definitiva.
Mesmo com os disfarces, dá para perceber o vinco pronunciado nas laterais, na altura da linha de cintura. Atrás, o teto tem queda abrupta e na frente a grade terá sete barras verticais. O formato dos faróis será similar ao do Grand
Cherokee.
O novato disputará compradores com rivais como Honda CR-V e Hyundai ix35. Haverá tração dianteira ou 4×4.