Ferrari Portofino já está no país

Modelo da Ferrari tem V8 de 600 cv e sai a R$ 2,4 milhões

Por José Antonio Leme /AE

A Ferrari Portofino já está no Brasil. O modelo de entrada da marca italiana começou a ser vendido pela Via Italia, representante da fabricante de superesportivos no Brasil. O preço sugerido é de R$ 2,4 milhões.
Sucessora da California T, a Portofino foi batizada em homenagem à mais famosa vila da Riviera Italiana. O novo modelo traz uma versão aprimorada do motor 3.9 V8 biturbo de seu antecessor e gera 600 cv.
São 40 cv a mais de potência que o da California T. O câmbio é automatizado de duas embreagens e sete marchas.
De acordo com dados da Ferrari, a Portofino pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chegar a 320 km/h. Para chegar a 200 km/h, partindo da imobilidade, o novo superesportivo precisa de apenas 10,8 segundos, também conforme informações da Ferrari.
A Portofino será um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O modelo ficará exposto em uma área exclusiva, batizada de Espaço dos Sonhos, juntamente com modelos de marcas como Lamborghini e Maserati e motos da Ducati.
A Portofino tem estrutura mais leve que a da California T. Além disso, é também simplificada. A coluna ‘A’, por exemplo, é composta apenas por duas peças – a antecessora utilizava 21. Vários componentes foram criados a partir de moldes de areia. Com isso, foi possível deixá-los ocos, para reduzir o peso do veículo.
O superesportivo traz ainda a evolução do sistema de diferencial eletrônico da Ferrari (terceira geração) e a mais recente versão da tecnologia de suspensão eletrônica, com controle de estabilidade mais moderno. O conversível tem teto rígido que pode ser aberto ou fechado em apenas 14 segundos com o carro em movimento. O painel de instrumentos tem elementos virtuais e atua em conjunto com a central multimídia.