Febre Amarela, São Paulo fecha pontos turísticos

A meta é imunizar 8 milhões de pessoas

foto: divulgação

O Jardim Botânico de São Paulo, o Zoológico e o Zoo Safári, três pontos turísticos que ficam na zona sul da cidade, estão fechados em razão da descoberta de macacos bugios mortos pela febre amarela no Zoo paulistano.
De acordo com nota do Governo do Estado, no dia 10 de janeiro, um dos técnicos encontrou um macaco bugio morto nas dependências do zoológico e, após análise do Instituto Adolfo Lutz, foi confirmado, na segunda-feira (22), o resultado positivo para a febre amarela no animal.
De acordo com dados da Fundação Zoológico de São Paulo, o parque e o Zoo Safári ocupam uma área de cerca de 900 mil m² na zona sul e abrigam cerca de 3 mil animais. Ainda de acordo com a Fundação, os dois locais recebem um público de 1,6 milhão de pessoas por ano.
o Jardim Botânico de São Paulo ocupa uma área de 360 mil metros quadrados e abriga cerca de 380 espécies diferentes de árvores. Pela sua área passam animais como tucanos, bicho preguiça e macacos bugios.
Desde quinta-feira (25) está aberta no Estado de São Paulo, a campanha de vacinação em áreas e cidades do chamado ‘corredor ecológico’ que ainda não receberam a imunização. A vacina será em doses fracionadas e, ao contrário da dose comum, em que a imunização dura a vida inteira, ela terá um prazo de imunização de oito anos.
A meta do governo do Estado de São Paulo é imunizar cerca de 8 milhões de pessoas. Não há registro de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.