Fazer Pilates é um excelente custo-benefício à saúde

O método criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início do século 20, traz como um dos seus maiores benefícios a conexão entre mente, corpo e espírito, na busca pelo equilíbrio do indivíduo e qualidade de vida em qualquer idade.
A modalidade é usada no mundo inteiro para condicionar e tratar várias disfunções neuromusculares, mio-articulares, neurológicas, psicológicas e até psicossomática. Isso é possível por meio de seus princípios e uma série de exercícios no solo – Mat Pilates, com 32 exercícios originais, e por um complexo repertório de exercícios nos equipamentos – Cadillac, Reforme, Ladder Barrel, Wunda Chair e Spiner Corretor.
Joseph Pilates elaborou 6 princípios que norteiam o método e que trazem muitos benefícios à saúde: Concentração, Centralização, Controle, Respiração, Precisão e Fluidez que são usados durante todas as aulas.
Entre uma infinidade de benefícios, a Profa. Dra. Eliane Coutinho relaciona os principais benefícios do método Pilates.

benefícios

1 Ganho da Flexibilidade: a flexibilidade ajuda na prevenção de doenças articulares e dores musculares, pois músculos flexíveis permitem que as articulações sejam menos comprimidas e sobrecarregadas e consequentemente mais móveis e sem dor.

2 Ganho de Força Muscular: a força muscular é considerada essencial para o funcionamento perfeito das articulações, sustentação do corpo, performance muscular, marcha e o desenvolvimento do desempenho das habilidades motoras do indivíduo, desde a infância até a terceira idade. A perda de força interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

3 Estabilidade Articular: a estabilidade articular é extremamente importante para que o indivíduo tenha completo desempenho em todas as suas atividades diárias.Uma articulação estável é uma articulação sem frouxidão. O que promove essa estabilidade articular é a força dos músculos que sustentam cada articulação.

4Pilates Emagrece: o processo de emagrecimento se dá por meio de um conjunto de atitudes executadas e a prática do método Pilates contribui para perda de peso. Em especial o método Pilates beneficia as pessoas que não gostam de praticar atividade, estimulando o prazer pela prática de exercício físico, o que é essencial para o processo saudável de emagrecimento.

5Diminuição do Estresse e Ansiedade: estudos científicos comprovam que a prática de exercícios físicos controla esses distúrbios psicoemocionais cada vez mais frequentes na sociedade contemporânea.

6 Pilates no Pré e Pós-parto: pilates na gestação é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo, visto que as mulheres desejam ter uma gravidez mais saudável, sem riscos e limitações, como edemas de extremidades, dores lombares, fadiga, dores musculares, dispneia, câimbras, estresse e até depressão.

7Pilates na Artrose: a artrose é um processo degenerativo articular que causa dores e perda de movimento. O método Pilates tem como principal função aumentar os espaços intra-articulares, por meio do ganho de flexibilidade e estabiliza as articulações e ganho de força muscular.

8Pilates na Escoliose: os desvios posturais são muito comuns durante a infância (entre 10 e 12 anos), em especial a escoliose e a hipercifose, que é uma alteração do alinhamento da coluna. A escoliose caracteriza-se por uma torção da coluna vertebral, sendo assim, é um desvio tridimensional. Porém, antes de nos atermos à escoliose, faz-se necessário diferenciar a escoliose propriamente dita da chamada atitude escoliótica.

9 Pilates na Hipercifose: a coluna vertebral apresenta 4 curvaturas no plano sagital (lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacro-coccígea), que são balanceadas e cuja presença tem sido interpretada sob o ponto de vista biomecânico, como possuindo benefício de aumentar a resistência mecânica da coluna vertebral, aumentar a sua capacidade de absorção de choques e também a sua flexibilidade.