Expoflora começa hoje e aguarda 240 mil visitantes

Evento não aconteceu nos dois últimos anos devido à pandemia da Covid-19

Começa hoje, dia 2 de setembro a 39ª edição da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontecerá até o dia 25, em Holambra, a 134 quilômetros de São Paulo. Esta edição marca a retomada do evento, suspenso nos últimos dois anos em razão da pandemia da Covid-19. A exposição será realizada de sexta-feira a domingo, e nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira, aproveitando o feriado da Independência do Brasil), sempre das 9h às 19h. São esperados 240 mil visitantes de todo o Brasil, movimentando cerca de R$ 200 milhões, em diversos segmentos, na economia municípios situados em um raio de 180 quilômetros do parque.

Realizada anualmente em Holambra, antiga colônia holandesa cujo nome deriva da junção das palavras Holanda, América e Brasil), a Expoflora dá as boas-vindas à primavera e apresenta ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores. O evento acontece em um parque de 250 mil m² com total estrutura, incluindo estacionamento com capacidade para 5 mil veículos em sistema rotativo, duas praças de alimentação.

Exposição e lançamentos
Entre as atrações fixas, o evento apresenta a Exposição de Arranjos Florais, destacando a importância da natureza nas celebrações, nas comemorações e na integração com o homem. São mais de 200 mil hastes de flores de corte e plantas, além de 75 mil vasos utilizados na forma de criativos arranjos florais para compor toda a exposição, elaborada pela equipe do casal de artistas florais Jean Willen e Jessica Droot.

O público também poderá conhecer mais de 30 novidades em flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores, que usam o evento como vitrine para lançar as novas variedades no mercado, ditando as tendências no paisagismo e na decoração, ao mesmo tempo em que avaliam a aceitação dos produtos pelo consumidor. Na Expoflora, as flores e plantas podem ser admiradas nos jardins espalhados pelo imenso parque de mais de 250 mil m², na Exposição de Arranjos Florais, na Mostra de Paisagismo e Decoração, nos carros alegóricos da Parada das Flores, penduradas nas árvores, decorando as mesas dos restaurantes, no Shopping das Flores, enfim, em cada canto desta grande festa colorida.

Nesta edição da Expoflora acontece ainda a Mostra de Paisagismo e Decoração, na qual paisagistas, arquitetos, decoradores e engenheiros agrônomos, entre outros profissionais, se inspiraram nas origens da natureza e do homem ao colocar todo o seu talento e imaginação na criação de 18 ambientes. São espaços que reverenciam o amor – a origem de tudo – e a relação do homem com a natureza, em meio a milhares de flores e plantas, das mais variadas espécies, tamanhos, cores e perfumes, muitas delas lançamentos desta edição do evento. Na busca pelas origens, os profissionais resgataram histórias e memórias individuais ou familiares, conectando-as à natureza e à vida, criando ambientes de bem-estar a partir da utilização de plantas e flores que purificam o ar, contribuem para curas, atraem pássaros, acalmam a alma e alegram os olhos.

Parada das Flores e Chuva de Pétalas
Outra atração é a Parada das Flores, que acontece, pontualmente às 16h, três carros alegóricos decorados com muitas flores pela artista floral Stans Scheltinga, conduzem o público pelo parque até o local onde é realizada a Chuva de Pétalas. A Chuva de pétalas é um dos atrativos que mais emocionam os visitantes da Expoflora. A cada espetáculo, voam sobre o público 150 quilos de pétalas coloridas, que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas despetalados um a um. Em 15 dias de evento, são cerca de 270 mil botões de rosas. As flores são fornecidas por 25 produtores de Holambra e guardadas em uma câmara fria especial para que as pétalas não murchem. Diz a tradição que quem consegue pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado. No Shopping das Flores, instalado numa área de 3.300 m², o público pode percorrer dezenas de prateleiras e de bancadas para escolher e adquirir mais de 400 produtos, principalmente diferentes variedades de flores e plantas ornamentais, das mais distintas cores e tamanhos, cultivadas pelos produtores de Holambra. Tudo da melhor qualidade. O Shopping das Flores da Expoflora pode ser acessado tanto na entrada quanto na saída do evento. Esta edição da Expoflora traz ainda novidades gastronômicas para agradar todos os paladares. A tradicional bolacha holandesa, o “stroopwafel” (waffle recheado com caramelo), ganha novas e diferentes coberturas e, inclusive, vem decorada com flores comestíveis, a exemplo do doce batizado de “Bloem Pot” (flor no pote). Até o sorvete ganhou o sabor da bolacha e é usado como recheio do stroopwafel, deixando-o mais refrescante. Há também novas receitas utilizando os saborosos ingredientes típicos holandeses, como batatas, salsicha Frankfurter, chucrute, croquete de frango e joelho de porco.

Boa opção para os visitantes é o passeio turístico, que consiste em um city tour pela cidade de Holambra e visita ao Magic Garden Holambra, um local especialmente preparado para que os turistas se emocionem ainda mais ao caminhar por entre os campos de flores, como o de girassóis e o de lavandas, e possam imortalizar em fotos momentos mágicos nos canteiros temáticos de flores e plantas ornamentais. O Magic Garden Holambra fica a apenas 6 quilômetros do Parque da Expoflora, o que reduz em 50% o tempo e o percurso do passeio de anos anteriores, e conta com 70 mil m² de área – contra 7 mil m² do local da visita anterior. O Passeio Turístico será realizado das 9h às 17h, em todos os dias do evento, e terá preço único de R$ 40,00.

Shopping das Flores
Para quem gosta de levar uma lembrança diferente de flores e plantas, estarão à venda na Expoflora souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, como as cerâmicas azuis de Delft, artesanato, moda e decoração. Há muitas opções para presentear e levar um pedacinho da Holanda para casa. São três shoppings (Verde, Vermelho e Azul) com cerca de 250 estandes para a comercialização de artesanato, produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos, roupas e calçados.

(C) Juliana Lazarini