Exercícios que podem curar

Conheça as atividades mais recomendadas para cada tipo de problema

texto: Evelin Azevedo/infoglobo
texto: Evelin Azevedo/infoglobo

Não é novidade para ninguém que fazer atividade física é importante para se ter uma vida saudável. Os exercícios podem ajudar tanto na prevenção quanto na cura de alguns males. Então, se você quer passar longe de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, a dica é procurar um profissional qualificado e começar uma atividade logo.
– Quem pratica exercícios físicos regularmente reduz as chances de ter um problema cardíaco ou respiratório, além de diminuir a possibilidade de sofrer lesões musculares, articulares e ósseas. As atividades também aumentam a capacidade de raciocínio e a retenção de informações, e atenuam o estresse – explica André Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sabendo dos benefícios de manter o corpo ativo, o advogado aposentado Antonio Mazzi, de 58 anos, sempre foi adepto de exercícios. Há quatro anos, ele trocou a musculação pelo pilates por conta de um problema de coluna.
“Eu tenho hérnia de disco e doía muito. Encontrei meu conforto nestas atividades, porque é quando eu fico totalmente bem, sem sentir dor. O que não posso é parar de fazer, se não, o corpo reclama” – comenta o aluno do centro de saúde Revigore, que também faz treinamento funcional.
Mas, se a doença já existe, a alternativa é tratá-la com exercícios de fisioterapia.
“Pessoas que têm problemas de joelho, como artrite e artrose, devem fazer exercícios para prevenir que as lesões se agravem. Com as atividades, elas ganham força muscular e melhoram a postura” – arremata o fisioterapeuta Welington Cabral.

26---Exercícios-(2)