Exames podem revelar mudanças da visão

10-exame-oftalmologico

Muitas vezes, a ida ao médico só acontece quando o corpo nos envia sinais claros de alguma doença. O que muitos estudos têm mostrado, entretanto, é que, cada vez mais, os exames de rotina têm sido capazes de prevenir e corrigir possíveis patologias.
Uma pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá, por exemplo, mostrou que mais da metade dos exames oftalmológicos de rotina em pacientes assintomáticos pode revelar a necessidade de mudança nos cuidados com a visão. Dentre as alterações, 41% foram relacionadas à prescrição de óculos ou lente de contato.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os exames de rotina podem ainda evitar causas de cegueira e deficiência
visual.
“Só procuram um oftalmologista quando estão com dor nos olhos ou de cabeça, o que nem sempre está associada à doença ocular. O exame de fundo de olho é essencial para enxergar a saúde do olho como um todo, e até encontrar sinais relacionados a doenças como diabetes e hipertensão.” – diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas.
Ele alerta ainda para os riscos de se comprar qualquer óculos sem uma prescrição médica.
“Isso não completa a saúde ocular. É preciso fazer uma avaliação médica completa, já que a catarata e o glaucoma, por exemplo, só são diagnosticados no exame ocular”.

10-visao