Estudantes participam de evento em Campinas que dará oportunidade de carregar a tocha olímpica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Campinas será uma das cidades brasileiras que receberá o revezamento da tocha Olímpica em 2016. Hoje, dia 10, acontecerá o primeiro grande evento relacionado às Olimpíadas na cidade. É a etapa final do “Festival das Escolas”, no ginásio do Tênis Clube de Campinas.

O evento consiste em uma série de atividades que serão desenvolvidas por aproximadamente 400 alunos de 10 colégios da cidade, como apresentações de dança e teatro que simbolizem o poder de união dos povos por onde a tocha olímpica já passou. Uma banca de jurados vai escolher a melhor apresentação e a escola vencedora receberá o valor de R$ 5 mil para investir em itens esportivos e uma viagem ao parque de diversões Hopi Hari.

Além disso, um aluno de cada escola selecionada para o encontro terá a oportunidade de participar do revezamento da tocha olímpica em Campinas, no próximo ano. Durante o evento, os vencedores da campanha serão conhecidos pelo público e receberão uma camisa especial da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Desde junho, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (com idade a partir de 12 anos) ao 3º ano do Ensino Médio estão inscrevendo, no site do projeto (festivaldasescolas.cocacola.com.br), vídeos, redações e fotografias com o tema “Espalhe a Felicidade Através do Movimento”, envolvendo os Jogos Olímpicos Rio 2016. Um júri especializado selecionou os melhores conteúdos e as escolas classificadas participarão do evento de hoje, dia 10.

O projeto “Festival das Escolas” ainda oferecerá aos participantes do evento diversas brincadeiras relacionadas aos Jogos Olímpicos 2016 no circuito “Movimente os Continentes”. Cada escola deverá cumprir cinco desafios para conquistar os cinco continentes e completar o Painel Mundi. Entre as atividades estão o “Interligados”, em que os alunos devem estar de mãos dadas e passar um bambolê sem cair entre todos da roda; “Arremesso Ouro”, que consiste em um arremesso de bambolê ao alvo; “Flutuar”, em que os participantes devem completar a travessia de aros sem tocar os pés no chão; “Bamboleando”, que consiste em manter o bambolê em movimento circular por, no mínimo, 20 segundos; “Junto e Misturado”, em que os alunos formam um círculo e devem se movimentar todos juntos por um trajeto curto, mas desafiador.

“Para nós, da Coca-Cola FEMSA Brasil, é uma honra promover o Festival das Escolas na região de Campinas. O Festival é um projeto de estímulo à prática de exercícios físicos entre estudantes, algo fundamental para contribuirmos na diminuição dos índices de sedentarismo no Brasil. Por isso, neste ano, a Coca-Cola Brasil está trazendo a Tocha Olímpica Rio 2016 para dentro do Festival, de forma a cativar todos os envolvidos e promover a Vida Ativa, que é o grande legado que deixaremos para além dos Jogos”, destaca Luciano Sá, gerente de Publicidade, Promoções e Eventos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Vida Ativa nas Escolas

Criado em Curitiba, em 2010, o Festival é famoso entre os estudantes e escolas do Sul do Brasil e interior de São Paulo. E contagiada pelo clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Revezamento da Tocha Olímpica, que cruzará todo o país no ano que vem, a Coca-Cola Brasil expandiu esse que é mais um dos seus projetos de Vida Ativa, em um evento nacional. Com o intuito de aproximar alunos, pais e a comunidade local de atividades físicas divertidas e pedagógicas, além de promover o desenvolvimento e a integração, desde de maio, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo país, foram incentivados a se movimentar e entrar no clima dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com dinâmicas envolvendo artes, esportes e cultura.

Assim como o Festival das Escolas, a Coca-Cola tem outros projetos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, todos com o foco em vida ativa.

COCA-COLA E OS JOGOS OLÍMPICOS

A Coca-Cola é a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, participando desde Amsterdam 1928. Em todas as edições realizadas desde então, sempre esteve ao lado do Movimento Olímpico no esforço de promover a disseminação do Espírito Olímpico, auxiliar na formação de atletas e contribuir para o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.

A parceria da Coca-Cola com o Revezamento da Tocha Olímpica também é de longa data. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um revezamento, incluindo as edições de verão e inverno.

A Coca-Cola é também uma das patrocinadoras do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, desde 2012, patrocina os Jogos Escolares da Juventude, maior competição de esportes Olímpicos do mundo em nível escolar.

12218310_741619502609371_1616291741_o