Estudantes participam de adaptação no 1º dia

A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.
A partir do primeiro dia de aula, a criança vai passar algumas horas longe dos pais, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele não conhecia. “É importante explicar a ele exatamente o que está acontecendo: que ele vai para a escola, que vai ter uma professora e amiguinhos novos, é interessante nunca fazer mudanças sem preparar a criança, afirma Elaine Maria de Souza, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Meta unidade II.
Para pais e mães, esse é sempre um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito pensado e ponderado. Muitas vezes, o filho chora e diz que não quer ficar com a professora, outras, não demonstra insatisfação e sequer exige a presença dos pais nos primeiros dias. Como agir em cada um desses casos?
As crianças pequenas têm menos recursos emocionais para mudanças, pois tudo que é diferente e acontece longe dos pais as deixam inseguras.
Para começar, você deve saber que a adaptação é um momento de transição na vida dele. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança, isso facilita o trabalho da escola que irá da melhor forma possível fazer com que esse período seja tranquilo e formador.
O Colégio Meta conta com duas unidades em Indaiatuba e convida a todos para conhecer um pouco mais sobre nossa proposta Pedagógica.