Estudantes assistem aula híbrida

Com o desafio de despertar o interesse do aluno em sala de aula, especialmente nesse momento em que os jovens dispõem da tecnologia, surge uma nova modalidade de ensino: a aula híbrida, integrando o ensino presencial e o ensino online.
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Montreal experimentaram esse modelo na aula de química. A professora Mara Invernizzi conta que a aula híbrida é dividida em estações (momentos) de trabalho, cada uma com um objetivo específico, porém ligado ao objetivo central da aula. “Cada aluno, ou grupo de alunos, passa por diferentes estações. Parte do processo de aprendizado ocorre em sala de aula, a outra parte, o aluno utiliza meios digitais para aprender de forma mais autônoma, assim as duas modalidades se completam”, explica a professora.
Esse modelo tem por objetivos estimular o aluno a pensar criticamente, a trabalhar em grupo e a ver mais sentido no conteúdo. “A aula híbrida é de grande importância para o processo de ensino-aprendizagem, pois alia-se a teoria e a prática ao contexto cotidiano do aluno”, afirma.