Esporte ajuda crianças a se desenvolver

Cada criança deve ter um treinamento específico para sua idade

O sonho da maioria dos garotos brasileiros é se tornar um famoso jogador de futebol. Essa ideia, que fica na cabeça de muitos até a fase da adolescência, nem sempre se torna realidade, na verdade, na maioria das vezes não acontece. Mas não é isso que deve fazer com que os pais afastem seus filhos do esporte, já que ele pode ser ótimo para o desenvolvimento da criança em vários pontos.
Em Indaiatuba o professor de Educação Física Rafael, mais conhecido como ‘Zeca’, está à frente da Escola de Futebol Oficial do Cruzeiro Esporte Clube e trabalha com crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade ensinando todo o fundamento e aperfeiçoamento do futebol, através de treinamentos físico, técnico, tático e psicológico. O trabalho vem sendo realizado há nove anos e ‘Zeca’ confirma: o esporte trabalha muito mais do que o corpo. “Nós também trabalhamos com a socialização, os benefícios da escola de futebol vão além das quatro linhas do campo. Disciplina, controle emocional, trabalho em grupo, é um desenvolvimento total para a criança”, diz.
O progresso físico e psíquico da criança evolui com facilidade quando ela aprende realizando uma tarefa que gosta, jogar bola faz da atividade física uma diversão, mas é importante tomar cuidado porque cada idade tem a maneira correta de realizar os exercícios de forma que não sobrecarregue, mas sim, trabalhe as habilidades motoras de forma eficaz. No Cruzeiro, os treinos exploram o desenvolvimento dos fundamentos específicos que envolvem os movimentos de: condução, passe, recepção, chute, cabeceio, saque lateral e técnicas para goleiros. As noções técnicas e táticas do futebol são transmitidas de maneira prática, com treinamentos específicos para cada faixa etária e tipo de lance.
Nas categorias chamadas Baby-foot e Chupetinha, os treinamentos apresentam uma proposta lúdica, com embasamento em técnicas de psicomotricidade. Para as categorias Mamadeira, Fraldinha, Pré-mirim, Mirim, Infantil e Juvenil os fundamentos são passados de forma prática e didática, progressivamente os exercícios são aprimorados, graduando as técnicas complexas sempre respeitando o limite físico de cada aluno.
Outro fator importante é escolher um local adequado para estes treinos, para que a criança se sinta segura, confortável e com riscos mínimos de lesão. “Com uma infraestrutura diferenciada e profissionais capacitados, estamos sempre fazendo mudanças para que assim possamos atingir o máximo de aproveitamento e desenvolvimento de nossos alunos e também atender com excelência nossos clientes”, ressalta ‘Zeca’.


O local conta hoje com 3 campos Society de grama sintética, estacionamento, 3 churrasqueiras, lanchonete com ambiente familiar, 2 Vestiários, Secretaria, e uma loja para atender não só as crianças, mas sim, os familiares. Todos os alunos matriculados participam de campeonatos internos e externos de acordo com o nível de desenvolvimento que pode ser iniciação, intermediário ou competitivo e a idade. Outro estímulo importante para a criança e o adolescente é que por ser uma escola franqueada do Cruzeiro Esporte Clube – MG, os alunos que se destacam têm a possibilidade de fazer um período de teste na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte. Tornando a atividade física um comprometimento e ensinando ao aluno que para conseguir algo é preciso de muita luta, engajamento e méritos próprios.