Equilíbrio natural nas refeições

Dieta visa fornecer os nutrientes essenciais, além de eliminar toxinas

18---abrePerder peso e ganhar saúde. É, basicamente, a esses dois fins que se propõe a famosa dieta ortomolecular. E embora as pílulas de suplemento alimentar, ainda caras, estejam diretamente atreladas a essa modalidade de emagrecimento, é possível conseguir resultados excelentes com uma alimentação adequada. “Princípios básicos, como eliminar açúcares refinados e frituras e comer mais frutas, legumes e outros alimentos funcionais, são bem acessíveis. Se a pessoa consegue modificar seus hábitos alimentares, vai eliminar o excesso de gordura e manter o peso sem dificuldade”, assegura a especialista em Nutrologia Clínica, dra. Regina Mestre Amengual. “Qualquer doença é melhor combatida por um organismo bem alimentado e nutrido”, complementa.

Cardápio
Café da manhã: Iogurte desnatado batido com 1 colher de farelo de aveia, 1 colher pequena de semente de linhaça e fruta.
Lanche: 1 fruta ou 1 copo de suco de soja light ou 1 iogurte desnatado.
Almoço: Um pedaço pequeno de peixe, frango ou carne (grelhado, cozido ou ensopado); legumes cozidos ou no vapor; salada verde; 4 colheres (sopa) de arroz integral; caldo de feijão; 1 batata pequena ou aipim ou 100g de massa; azeite para temperar.
Sobremesa: 1 fruta.NM210215_19
Lanche: Iogurte desnatado ou 1 fruta ou 1 barra de cereais ou 1 copo de leite desnatado batido com fruta e farelo de aveia ou 4 biscoitos cream cracker com 2 polenguinhos light + mate ou chá diet.
Jantar: Sanduíche natural no pão integral com folhas verdes, frios sem gordura ou pasta de atum e maionese light ou sopa de legumes com proteína e 100g de massa ou carne ou peixe grelhado com salada e arroz integral e legumes cozidos.
Ceia: Fruta e iogurte desnatado ou gelatina diet.

1