Edital da 5ª Mostra de Artes Cênicas é retificado e grupos devem enviar peças em vídeo

01 - 5ª Mostra de Artes Cênicas

Apresentações devem seguir regras de isolamento social e ser enviadas até 11 de junho

Com o intuito de manter a realização do evento e fomentar o trabalho dos grupos de atores residentes em Indaiatuba, a Secretaria Municipal de Cultura anuncia a retificação do Edital para participação na 5ª Mostra de Artes Cênicas, publicado originalmente na Imprensa Oficial do Município de 19 de fevereiro deste ano. Os grupos anteriormente inscritos e habilitados deverão enviar suas apresentações no formato eletrônico para exibição no site da Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Cultura Online.
“O principal objetivo da retificação deste Edital é possibilitar aos artistas das Artes Cênicas, durante o período de enfrentamento ao Covid-19 e isolamento social – que impede a realização de eventos que proporcionem aglomeração de público – alternativa de atividade de difusão e manutenção de seu trabalho no município”, explica o Prefeito Nilson Gaspar. “Além de fomentar o trabalho dos grupos locais, conseguimos manter uma programação cultural regular, dentro dos projetos já realizados na cidade, valorizando a classe artística e oferecendo atrações de qualidade à população”.
“Com o fechamento dos espaços culturais públicos municipais e outros diversos do setor privado, a classe artística se viu impossibilitada de exercer suas atividades, que são parte fundamental da economia da cidade”, destaca a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “Para passar por este período de isolamento social e oferecer aos munícipes uma opção de programação cultural que possa ser apreciada de sua residência, bem como apoiar a classe artística a continuar com suas atividades em uma outra esfera de ação, a Secretaria Municipal de Cultura retificou o Edital da 5ª Mostra de Artes Cênicas, convidando os artistas previamente inscritos a adequarem seus trabalhos para um novo formato”.
Os grupos anteriormente inscritos e habilitados para participação na 5ª Mostra de Artes Cênicas são: Canovaccio (uma apresentação), Cia. de Circo Xullé (uma apresentação), Cia. Teatral Matéria Prima (uma apresentação), Cia. Teatral Valeu a Pena (duas apresentações), Coletivo Fleuma (duas apresentações), Grupo Anankê (duas apresentações), Grupo de Teatro Estrada (duas apresentações), Grupo de Teatro Fântaso (duas apresentações), Grupo de Teatro Slez (uma apresentação), Grupo de Teatro T. Art (duas apresentações), Palhaz de Aço (uma apresentação), Reversa Companhia de Teatro (uma apresentação), Trupe Cênica Brasil (uma apresentação) e WM Teatro (duas apresentações).

Formato
As apresentações deverão ser enviadas exclusivamente no formato eletrônico através do link www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/mostra-virtual/, entre os dias 11 de maio e 11 de junho. Os grupos podem, inclusive, utilizar materiais produzidos antes da pandemia, ou seja, anterior ao Decreto 13.928, de março de 2020, e que atendam todas as solicitações da retificação, como classificação etária livre, tempo de duração, autorização do uso de imagem de todos os envolvidos e demais solicitações.
Entre as regras estabelecidas, cada apresentação poderá contar com dois ou mais participantes residentes no mesmo local, desde que apenas dois apareçam no vídeo, não incitando a possibilidade de aglomeração. Serão aceitas apresentações com mais de dois participantes quando cada um estiver em sua residência, interagindo via plataformas de internet ou recursos de edição, sempre respeitando o isolamento social.
As apresentações poderão ocorrer com diversas formações, inéditas ou não, combinando artistas, desde que estejam de acordo com este Edital. Os participantes que readequarem suas apresentações serão responsáveis por sua organização, no que diz respeito à infraestrutura e gravação em vídeo. Todo e qualquer tipo de infraestrutura e equipamento necessários ao desenvolvimento das atividades deverão ser providenciados pelos grupos participantes.
A aprovação dos conteúdos apresentados para a Comissão será indicada pela Secretaria de Cultura e Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação. Vale destacar que serão anexados aos vídeos aprovados as vinhetas de abertura e encerramento, que serão responsabilidade da Secretaria de Cultura.
No envio das apresentações, os grupos devem encaminhar ainda foto ou teaser de boa qualidade, que ilustre a atividade no formato paisagem (horizontal) em boa resolução (mínimo de 10 megas); autorização de uso de imagem de todos os participantes no vídeo; Declaração de Domínio Público dos vídeos apresentados; Declaração de Classificação Indicativa Livre; declaração de recolhimento de taxas relativas a direitos autorais, caso não seja o autor da obra; apresentação detalhada do conteúdo do vídeo, que contribua para a análise da proposta; assim como outros dados legais.
As datas de exibição das apresentações serão divulgadas posteriormente pela Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações através dos telefones (19) 3875-6144 e 3894-1867.