É possível manter a forma com atividades no trabalho

Para não perder tempo, confira como se manter ativo no escritório

texto: Ana Paula Blower /infoglobo | foto: divulgação
texto: Ana Paula Blower /infoglobo | foto: divulgação

Em uma rotina cada vez mais lotada de compromissos, pode faltar espaço na agenda para a atividade física. Mas é possível driblar os desafios da vida moderna e fazer alguns exercícios mesmo no trabalho, no trânsito ou em casa. Alongar-se também é essencial ao bem-estar.
“Falta de tempo não é desculpa para o sedentarismo. Mesmo no escritório, podemos subir e descer escadas e fazer alongamentos em pé ou na própria cadeira” – já adianta Glaucia Ruggeri, médica da Central Nacional Unimed.
Algumas pequenas mudanças no dia a dia podem fazer com que você tenha mais disposição e até queime umas calorias, como descer do ônibus um ponto antes e terminar o trajeto caminhando.
O fisioterapeuta Sandro Raad lembra que exercícios de alongamento ajudam ainda no equilíbrio físico e mental, além de prevenir lesões.
“Devemos ficar atentos ao cansaço da mente. O estresse libera grande tensão no corpo, causando dores na coluna, enxaquecas, tendinites, contraturas musculares entre outros” – diz Raad.
Ele sugere que pessoas que trabalham sentadas diariamente levantem-se a cada uma hora ou hora e meia, para andar e esticar a coluna, principalmente. Uma parada de 15 a 20 minutos fará continuar a atividade um pouco mais relaxado, garante.

Alongue-se

Pescoço:
É uma das partes mais afetadas por estresse e má postura. Quando tensionada, pode causar dores de cabeça. Para alongar, o fisioterapeuta Sandro Raad indica sentar-se e apoiar as costas no encosto da cadeira. Com a coluna ereta, gire o pescoço de um lado para o outro e depois para cima e para baixo.
Ombro, braço e pulso:
Outra dica: sentado e com as costas retas, ponha um braço atrás da cabeça, com o cotovelo para o alto. Com a outra mão, segure o cotovelo por alguns segundos. Depois, ainda sentando, apoie as mãos nas pernas e vire os ombros para frente e para trás. Para os pulsos, estique o braço, deixe a palma da mão virada para fora e dedos para cima, puxando-os com a outra mão. Faça a mesma coisa com os dedos virados para baixo.

Do tronco:
Sentado, ponha as mãos atrás da cabeça e force o tronco para trás, abrindo o peitoral. Depois, desencoste, fique no centro da cadeira, torça o tronco, colocando uma das mãos atrás do encosto e olhando para trás.

18---Saúde-no-trabalho-2