E.C. Primavera completa 90 anos

Muitas conquistas e amizade marcam o ‘Fantasma’

Foi na década de 1940, que a diretoria do Primavera resolveu profissionalizar o clube e se filiou à Federação Paulista de Futebol fotos: divulgação
Foi na década de 1940, que a diretoria do Primavera resolveu profissionalizar o clube e se filiou à Federação Paulista de Futebol
fotos: divulgação

O Esporte Clube Primavera ou para quem prefere, ‘Fantasma da Ituana’, completou, ontem (27), nove décadas de existência.
Indaiatuba teve como seu primeiro representante no futebol o Sport Club Primavera, fundado em 1908, mas extinto no ano seguinte. Na década de 1920, dois outros times começaram a se destacar: o Indaiatubano Futebol Clube, fundado em 1916, e o Corinthians Futebol Clube, de 1918. Em 27 de janeiro de 1927, as duas equipes se uniram e então ‘surgiu’ o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município. As cores que o clube carrega consigo, o vermelho, o preto e o branco, são herança de seus antecessores.
Foi na década de 1940, que a diretoria do Primavera resolveu profissionalizar o clube e se filiou à Federação Paulista de Futebol. Essa década é considerada a Era de Ouro do Clube, pois foi o período onde conquistou o maior número de títulos. Entre eles, o amador da 15ª região, em 1944, e a Série Carlos Rolim, em 1949. No Campeonato Paulista do Interior o Primavera ficou na 4ª colocação.
Em 1952, o ‘Fantasma da Ituana’ se inscreveu para a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão ao lado de outros clubes tradicionais do interior. A estreia primaverina no futebol profissional ocorreu em 31 de agosto, com derrota diante do Votorantim. A primeira vitória veio no jogo seguinte, em 7 de setembro, sobre o Taubaté.
Entretanto, sem conseguir manter uma sequência de vitórias, o Clube disputou apenas outras duas vezes a Terceira Divisão, em 1954 e 1958, passando por um período de pouco menos de duas décadas sem competir profissionalmente, até 1975.
A retomada aconteceu em 1976, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, a equipe chegou ao seu primeiro título e conseguiu o acesso à Primeira Divisão, atual Série A3. Com as mudanças no regulamento da competição, a equipe voltou à Segunda Divisão, entre 1982 e 1986.
Em 1989 e no ano seguinte, o clube teve mais uma pausa em seu futebol profissional, retornando apenas em 1991, na Segunda Divisão. O Primavera permaneceu no torneio até 1993, quando o campeonato trocou de nome mais uma vez e o time passou a disputar a Série B1.
O ano de 2001 foi um dos mais importantes para o Primavera, devido à histórica campanha na Copa São Paulo de Futebol Junior. O Primavera quase avançou à final do torneio. A alegria prosseguiu no Campeonato Paulista da Série B2. O EC fechou o ano com chave de ouro, sagrando-se campeão do Sub-20 da 2ª Divisão.
Em 2007, o clube esteve atrás de mais uma conquista, porém foi rebaixado à 4ª divisão do futebol paulista (2ª divisão), que disputa até hoje.
Mas em 2014, foi o ano da redenção Tricolor: Com uma campanha quase impecável o campeonato todo, o acesso foi conquistado apenas aos 50 minutos do 2° tempo contra o Grêmio Prudente, com gol do atacante Aldo.

O Esporte Clube Primavera surgiu em 1927 e carrega consigo, o vermelho, o preto e o branco, são herança de seus antecessores
O Esporte Clube Primavera surgiu em 1927 e carrega consigo, o vermelho, o preto e o branco, são herança de seus antecessores