Ducati Scrambler é vendida a R$ 36.990

A moto fabricada no Brasil e vendida a partir de R$ 36.990, cativa mesmo é na hora de acelerar Foto: Divulgação
A moto fabricada no Brasil e vendida a partir de R$ 36.990, cativa mesmo é na hora de acelerar
Foto: Divulgação

O modelo de desenho retrô, inspirado na década de 1960, merece ser pilotado com um estilo ‘gentlemen driver’ moderno. Mas além de impressionar no belo visual, a moto, fabricada no Brasil e vendida a partir de R$ 36.990, cativa mesmo é na hora de acelerar.
Seu motor de dois cilindros em ‘L’ com 803 cm3 sobra para levar os 170 quilos mais o piloto. São 75 cv e 6,9 kgfm, que empurram a moto para a frente com a pressa de uma esportiva, com acelerações vigorosas desde os 5 mil rpm e excelentes retomadas. O câmbio de seis marchas também contribui para o bom desempenho, pois é eficiente e tem engates bem mais precisos que de outras Ducati, bem mais caras.
Os freios ABS da Brembo, de 320 mm na dianteira e 245 mm na traseira, param a moto com rapidez e mantêm o controle total do piloto.
Mas, por mais que ande forte, a Scrambler foi feita mesmo é para passear. Sua posição de pilotagem é toda voltada para o conforto É possível fazer algumas curvas mais rápidas com ela, mas a suspensão dianteira com o curso longo dificulta essa missão. O guidom largo não é tão indicado para andar rápido, pois faz um efeito vela de barco no piloto. O assento não deixa o condutor escorregar e tem espuma firme, boa para distâncias curtas.
O painel digital com desenho minimalista traz muitas informações e sua visualização é boa, embora ele não seja centralizado na mesa e fique deslocado para a direita. Já os manetes têm muitas protuberâncias de borracha. A intenção era melhorar a pegada, mas acaba
incomodando.
Um dos pontos negativos da moto é o arrefecimento a ar, usado para cortar custos. O isolamento do calor do motor para o assento não é suficiente e esse sistema não dá conta de resfriar a alta litragem do propulsor. Isso acaba gerando um grande desconforto para o piloto durante a rodagem.

FICHA TÉCNICA

Motor: 803 cm³, 2 cil. em L, gasolina

Potência (cv): 75 a 8.250 rpm

Torque (mkgf): 6,9 a 5.750 rpm

Câmbio: Manual de seis marchas

Tanque: 13,5 litros
Fonte: Ducati
SCRAMBLER

+PRÓS
DESEMPENHO: Os 75 cv do motor em uma motocicleta relativamente leve dão à Scrambler um alto poder de aceleração.

+CONTRA
ARREFECIMENTO: A refrigeração a ar não é suficiente para resfriar o motor de alta cilindrada.