Doenças causadas por refrigerante e o efeito colateral

De diabetes a osteoporose, consumo da bebida é prejudicial à saúde

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: Divulgação

Consumir refrigerante em cinco ou mais dias da semana já não é mais tão comum como há dez anos no país. Ainda assim, de acordo com a pesquisa divulgada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, 16,5% dos entrevistados afirmaram ingerir regularmente a bebida, que pode provocar diversos problemas de saúde (veja ao lado). Por isso, especialistas recomendam evitá-la.
“Não existe um limite tolerável para o consumo de refrigerante. A função do alimento é trazer nutrientes para o corpo, mas esta bebida é muito pobre em nutrientes. Se você vai beber, precisa saber que isto vai trazer danos para a sua saúde” – alerta a nutróloga Alice Amaral.
E quem acha que beber refrigerante nas versões light ou diet é melhor está muito enganado. No lugar do açúcar, são usados adoçantes que também fazem mal.
“Os convencionais são ricos em açúcar, mas nos outros, por mais que os fabricantes não coloquem açúcar, são inseridos adoçantes, que aumentam a quantidade de sódio da bebida. Ambos são ruins, cada um à sua maneira” – explica Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

Pior em crianças
Apesar de fazer mal à Saúde em todas as idades, nas crianças o refrigerante pode causar mais problemas, já que o organismo delas não está totalmente desenvolvido.
“Ofertar um refrigerante à criança cria nela um vício, pois a bebida é altamente carregada de açúcar. Além disso, o intestino dela não está preparado para receber a quantidade de gás existente no refrigerante, o que provoca distensão abdominal e altera o funcionamento intestinal” – afirma o endocrinologista Pedro Assed.
Os refrigerantes de cola têm mais um agravante: podem provocar osteoporose.
“Eles têm uma substância chamada ácido fosfórico que impede a absorção de cálcio, favorecendo o aparecimento de osteoporose, e também têm cafeína, que prejudica a absorção de ferro” – conta Alice.