Doação de sangue acontece amanhã (25)

post_doação_abril

A campanha mensal de doação de sangue, promovida pela Prefeitura de Indaiatuba através da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – Fiec, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp, será realizado amanhã, dia 25, na Unidade da Fiec do Jardim Regina.
Dentre as medidas de segurança e de proteção dos doadores contra o Coronavírus (Covid-19), a Fiec com orientação do Hemocentro, realizará a distribuição de senhas online, nos seguintes horários às 9h, 9h30, 10h, 10h30 e 11h. Será realizado o controle de acesso às dependências da Fiec restringindo 40 pessoas por horário, afim de evitar aglomeração. Orienta-se ainda que, os candidatos não levem acompanhantes, principalmente crianças ao local da doação e que utilizem máscara.
Para agendamento e retirada da senha online, é necessário que o candidato faça um cadastro no link https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462.
Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenham retornado de viagem ao exterior, ou que tenham tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre.
Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de dois dias (48h), estejam em tratamento odontológico, não tiver parceiro (a) fixo (a), e pesar menos de 50 kg.

Se você vai doar pela primeira vez, saiba como funciona o processo de triagem que envolvem as etapas da Doação:

1- Retirada da senha
O candidato é recebido por um representante da FIEC, é importante que avise sobre a participação pela primeira vez como doador, para que seja explicado como acontece a campanha e informado os principais motivos que possam impedir a sua doação.

2- Sala de espera
Nessa etapa o candidato aguarda até que seja chamado para o cadastro, na sala de espera também são passadas algumas orientações.

3- Cadastro
Obrigatório a apresentação de um documento oficial com Foto para cadastro. Nessa etapa informe se tem interesse em se cadastrar para ser doador de Medula Óssea.

4- Exame físico
São realizados testes para: anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, peso e altura.

5- Entrevista
A entrevista é individual, são feitas perguntas específicas, e assinado um termo de responsabilidade quanto a veracidade de suas respostas.

6- Coleta
Será coletado uma bolsa de sangue e amostras para os exames laboratoriais.

7- Lanche
Após a doação o candidato é encaminhado para um local onde é oferecido um lanche.

Todo o processo dura em média 2 (duas) horas, e conta como apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp (Universidade de Campinas).