Doação de Órgãos e Tecidos

SETEMBRO VERDE

4 - doação de orgaosPrincipal objetivo da data é lembrar que se queremos ser doadores, temos que informar nossa família, pois a decisão final caberá a eles

Instituto GABRIEL divulga programação criada para celebração do mês de setembro do incentivo à doação de órgãos

Desde 2007 o mês de setembro marca a celebração do Dia Nacional do Doador de Órgãos por meio da lei nº 11.584 instituída para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

De lá para cá, sempre no dia 27 de setembro, esse dia é celebrado como o marco para o início de atividades para que mais pessoas sejam impactadas e sensibilizadas sobre esse tema.

Um dos principais objetivos dessa data é lembrar que se queremos ser doadores, temos que informar nossa família, pois a decisão final caberá a eles.

Com esse objetivo e acompanhando o crescimento do número de transplantes realizados no país o Instituto GABRIEL e seus colaboradores, se deparam com uma nova realidade, a pandemia do COVID-19.

Esse fato impactou diretamente o mundo todo e também aqueles que esperavam por um sim das famílias para poder receber seu tão esperado transplante.

Isso fez com que fila crescesse e que muitos desses que aguardavam se tornassem vitimados pela falta de doadores.

Tudo se transformou e desde 2020 as atividades do Instituto GABRIEL que sempre foram presenciais, tiveram que se adaptar e descobrir um novo modelo para dar continuidade à sua missão de informar. Afinal a vida não espera. E deu certo! No ano de 2021, o Instituto conseguiu impactar muito mais pessoas utilizando os meios eletrônicos disponíveis do que em anos com atividades presenciais.

O ano de 2020 passou, chegou 2021 e a sociedade ainda está aprendendo a viver como o “novo normal”. E o Instituto GABRIEL se inovou e continuou crescendo.

Para o mês de setembro foram criadas diversas apresentações por meio de lives e redes sociais, cujas datas, seguem o seguinte cronograma:
Dia 02 – lançamento da entrevista do episódio do programa ACHISMOS de Mauricio Meirelles no canal, youtube.com/c/MauricioMeirelles que possui mais de 1 milhão e meio de inscritos, onde serão esclarecidos muitos pontos polêmicos e duvidosos sobre o processo de doação e transplante, porém de forma leve e irreverente.

Dia 03 – Live “Tudo que você precisa saber sobre doação” com a presidente Maria Inês T. A. de Carvalho e Bruno Cesar Ferreira, Gestor operacional do Instituto. Também será lançada a abertura de inscrição para a segunda turma do projeto Embaixadores da Chama.

Dia 15 – Live “Mercado de trabalho para transplantados e renais crônicos” – com a participação de transplantados que irão expor suas principais dificuldades e visão de melhoria sobre o sistema.
Dia 23 – Live “Cultura de doação” que terá como convidado o Dr. Lucio Pacheco, presidente da ABTO entre 2014/2015 e atual Conselheiro da organização, médico transplantador de fígado que em meio à pandemia se viu como paciente e passou ele próprio, por um transplante. Um bate papo que irá impactar muitas pessoas.

Dia 27 – Cerimônia de Abertura da 23ª Campanha de Doação de Órgãos e celebração do Dia Nacional do Doador, com apresentação dos números atuais de fila de espera no país e no município de Indaiatuba, apresentação musical e homenagem às famílias doadoras e entrega de Certidões de Renascimento para os transplantados.

Todas as lives serão realizadas pelo Facebook e canal do Youtube do Instituto GABRIEL.

Mais informações pelo whatsapp 19 98700-0466 ou info@gabriel.org.br

Foto: Reprodução