Dinâmica na aula de Redação auxilia no aprendizado
Aprender a ouvir o outro é importante para o aprendizado do indivíduo, seja na sala de aula ou fora dela.
A professora de Redação do Colégio Montreal, Mariana Pinezi, percebeu que os alunos dos 6º e 7º anos tinham muita facilidade para expor as próprias ideias durante a discussão sobre os temas de redação propostos, mas tinham dificuldade em ouvir a opinião dos colegas.
Para trabalhar essa habilidade a professora propôs uma dinâmica sobre um determinado tema. “Cada aluno, no primeiro momento, contava uma história. Na segunda parte da atividade, um aluno fazia perguntas a outro sobre o que havia sido falado na etapa anterior. Muitos deles tiveram dificuldades para se lembrar do que ouviram”, conta a professora.
“Saber que, quando estamos muito preocupados com aquilo que vamos falar ou com aquilo que tem a ver apenas conosco, deixamos de ouvir, deixamos de dar atenção ao próximo e notar as coisas boas ou importantes que as pessoas compartilham conosco. Ou seja, perdemos a chance de sermos gentis com as pessoas ou até mesmo deixamos de aprender algo”, explica Mariana.