Dicas para garantir momentos de diversão para seu cão na piscina

Antes de colocar seu cãozinho na água, ensine-o a nadar

No período mais quente do ano procuramos várias opções para tornar nossos dias mais agradáveis e divertidos, e nada melhor que aproveitar esses momentos com nossos melhores amigos, os animais de estimação.
Os cães recebem a fama de grandes companheiros, e isso se deve a uma de suas principais características: a de acompanhar o dono onde ele for, inclusive na piscina! Isso mesmo, eles adoram se refrescar e brincar tanto quanto seus donos, porém, necessitam de uma adaptação no mundo aquático, assim como se faz com as crianças. E isso ocorre com cautela, paciência e muito carinho.
Mas nada de presumir que todo cachorro conhece o ‘nado cachorrinho’ e vai sair mergulhando. É preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Pensando nisso, a Nautilus preparou algumas dicas para garantir a segurança para pets na piscina.

É PRECISO ENSINAR O CÃO A NADAR
A primeira dica de segurança para cachorros na piscina é ensiná-los a nadar. Jamais se deve colocar o cachorrinho diretamente na água achando que ele nadará por instinto. Essa atitude pode provocar um trauma e causar medo de entrar na água.
Para que o bichinho não se assuste, o ideal é começar um treinamento para que ele se familiarize com a água. Pode-se começar levando para pertinho da piscina e molhando o seu corpo e focinho. Depois disso, usar a mão para elevar a barriga dele na água, para que ele aprenda como mexer as patinhas.
Outra dica é usar brinquedos que ele goste como um estímulo para deixar o treino mais divertido ou usar alguns petiscos para incentivá-lo!
Dica extra: é preciso respeitar a vontade e o tempo do animal de estimação, sem forçar a situação. Se ele não gostar da piscina, existem muitas outras formas de diversão em família.

MOSTRE COMO ENTRAR E SAIR DA PISCINA
É fundamental que o cão saiba entrar e sair da piscina. Isso pode ajudar na hora em que o cansaço bater e, também, em casos de perigo, porque, se ele não souber como sair, em situações de desespero, ele pode tentar pular a borda e acabar se afogando.
Importante se certificar de que existe uma parte rasa na piscina para que o cão entre e saia com facilidade, caso não tenha colocar escadinhas ou rampas de acesso e ensinar o melhor caminho para entrar e sair da água.

INVESTIR EM SEGURANÇA NA PISCINA É FUNDAMENTAL
O cão ama nadar? Isso é ótimo! No entanto, ele pode não aguentar a ansiedade e querer entrar na piscina sozinho para se refrescar.
Investir em cercas ou grades, especialmente as de fechamento automático, isso evitará sustos e afogamento quando o dono não estiver por perto. Acessórios como boias e coletes certificados também podem ajudar o pet a nadar e ficar sempre visível. Eles podem facilitar a tarefa para aqueles bichinhos que ainda não são bons nadadores.
Mas atenção: a segurança para cachorro na piscina depende da supervisão de responsáveis. Jamais deixá-los desacompanhados, mesmo utilizando esses acessórios. Eles podem ter cãibra, dificuldade de sair da água e, até mesmo, se afogar.

CUIDE SEMPRE DO SEU MELHOR AMIGO
Além das dicas anteriores, existem outros cuidados que devem ser tomados para aumentar a segurança e o bem-estar para os cães na piscina.
Percebe-se nitidamente que os lares estão cada vez mais repletos de animais do que filhos, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a cada 100 famílias, 44 criam cachorros e somente 36 possuem crianças de até 12 anos de idade, contando gatos e outros animais o número sobe mais ainda. Segundo os dados, as famílias cuidam de 52 milhões de cães contra 45 milhões de crianças.
Esses dados reforçam ainda mais a percepção da Nautilus na busca cada vez maior da segurança dentro e fora das piscinas.
Para esclarecer todas as dúvidas, em parceria com o Alexandre Rossi e a Cão Cidadão, a Nautilus criou um conteúdo exclusivo onde são abordados temas relacionados à segurança, acessibilidade, saúde, além de treinos de adestramento que são possíveis e indicados para que os momentos de lazer em uma piscina juntamente com os cães sejam divertidos para todos!
“Principalmente no calor, nada melhor do que fazer com que os momentos de lazer com os cães no local onde haja uma piscina, sejam divertidos e muito bem aproveitados por todos, sempre garantindo a segurança dos animais, das crianças e de toda a família. A Nautilus entende e apoia essa nova realidade, e está totalmente engajada em trazer informação para que esses momentos de convivência com os pets sejam cada vez mais divertidos”, comenta Angela Levy, gerente de marketing da Nautilus.
Para fazer o download gratuito do ebook, basta acessar: http://materiais.nautilus.ind br/caes-e-piscinas-dicas-para-garantir-momentos-de-diversao-para- todos.

Sobre a Nautilus
Fundada em 1984, em São Paulo, a Nautilus se consolidou com uma das maiores empresas brasileiras a desenvolver e comercializar equipamentos para tratamento, aquecimento e iluminação de piscinas por meio de revendas que atuam em todo o território nacional. Com foco em atender às necessidades de seus clientes e consumidores, a empresa busca sempre inovar em seus produtos e serviços, com soluções personalizadas, de qualidade e alta tecnologia.
A Nautilus conta também com a FASTERM, divisão comercial que atua em aquecimento de água para o banho e garante economia de até 75% para hotéis, motéis, clubes, academias, indústrias, escolas e condomínios residenciais.