Dicas para a reta final do Enem

Falta pouco tempo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. Pensando nos estudantes que estão correndo contra o relógio para se prepararem para essa importante prova, Rodrigo Fulgêncio, coordenador da Turma de Medicina do Curso Poliedro, preparou algumas dicas para ajudar os candidatos a se darem bem na prova. Confira:

DICAS

1 Preste muita atenção nas aulas e tire dúvidas
Preste muita atenção ao conteúdo lecionado em sala de aula, copiando a matéria e tomando cuidado com as distrações, principalmente o celular. Também é importante tirar todas as dúvidas finais com os professores.
2 Treine e resolva exercícios
Resolver questões, participar de simulados e estudar diariamente são ações fundamentais. O candidato também deve estudar as provas dos anos anteriores (pelo menos dos últimos 3 anos) para se acostumar com o modelo da prova, lembrando que o Enem é uma prova longa – são 180 questões em apenas dois dias.
3 Tenha um bom planejamento de estudos
Elabore um planejamento de estudos com metas semanais. Assim fica mais difícil se perder ao longo das semanas em meio a tanto conteúdo. Inclua todas as matérias e frentes, priorizando tópicos que mais pesam no Enem e que você tem mais dificuldade.
4 Comece pelo mais fácil
Não comece pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os problemas mais difíceis. A melhor maneira de estudar é focar-se na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade. O importante é fazer o básico bem-feito!
5 Dificuldades são comuns
Não estude somente os conteúdos que gosta mais e não desista nas primeiras dificuldades. Aprenda com os próprios erros cometidos em redações, simulados e exercícios. É importante não só olhar o gabarito mas entender a resolução das questões.
6 Cuide da saúde
A saúde física e mental afeta diretamente a qualidade dos estudos. Por isso, é preciso dormir bem (entre seis e oito horas diárias) e cuidar da alimentação, sem cometer exageros. Procure controlar a alimentação na medida do possível, pois a sua saúde física depende muito do seu cardápio diário. Antes das provas procure ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como os alimentos integrais, que vão diminuir o seu apetite durante a prova.
7 Utilize uma boa estratégia no dia da prova
Não esqueça de pular as questões mais difíceis e deixá-las para o final. Para a prova de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação uma boa estratégia é ler rapidamente o tema da redação e fazer um brainstorm de ideias por aproximadamente 5 minutos, anotando tudo no rascunho. Após isso começar a resolver as questões, lembrando sempre de pular as mais difíceis. Ao longo da prova, mais ideias para a redação vão aparecendo – anotar tudo no rascunho. Depois reservar aproximadamente 1 hora no final da prova para fazer a redação. As ideias do rascunho vão ajudar a desenvolver mais rapidamente a
dissertação.