Dez modelos que serão lançados no Brasil

18 - Fiat 363

Destaque para novos Compass e Creta, o inédito Fiat 363 e o VW Taos

O que era uma tendência se tornou realidade. Em 2021, os SUVs já aparecem em segundo lugar nas vendas do mercado brasileiro, muito à frente dos sedãs compactos, e atrás apenas dos hatches. Segundo dados da Fenabrave, a Federação das Concessionárias, os utilitários somam 36,5% dos emplacamentos, ante 40,9% dos hatches e 16% dos sedãs.

Isso explica porque os principais lançamentos de 2021 serão SUVs. Vários deles inclusive são inéditos em nosso mercado. A onda de novos utilitários teve início já neste mês de abril, com a chegada do Caoa Chery Tiggo 3X, uma versão atualizada do atual Tiggo 2, porém com design diferente, um novo motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT.

O primeiro semestre terá também a chegada, em maio, do Ford Bronco, segundo produto da nova fase da marca norte-americana, agora como importadora. A Ford está reorganizando sua operação brasileira após anunciar, em janeiro, o fim da produção de veículos no País. Sem os antigos carros nacionais (linha Ka e Ecosport), a marca vai apenas importar veículos. E o Bronco Sport será o primeiro modelo da nova safra de utilitários premium da montadora.

Com preço inicial estimado em R$ 200 mil, o SUV médio virá importado do México em três configurações: Black Diamond, Big Bend e Wildtrak. Nos registros feitos no Brasil, o trio utiliza o mesmo motor 2.0 turbo de 248 cv e 38 mkgf de torque, além do câmbio automático de oito marchas. Voltado ao fora de estrada, o Bronco Sport terá tração 4X4.

Outro lançamento importante é o Volkswagen Taos, SUV maior que o T-Cross, que virá importado da Argentina. A montadora alemã anunciou o seu rival para o Jeep Compass em setembro de 2020 e, desde então, vem promovendo várias ações com o SUV, que chegará às lojas entre maio e junho, com preço inicial próximo de R$ 140 mil, tal como o recém-lançado Toyota Corolla Cross.

Maior e mais refinado que o T-Cross, o Taos é menor do que o Tiguan Allspace e um pouco mais comprido que o Compass. Um dos trunfos será o porta-malas de quase 500 litros. A mecânica terá o conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 mkgf de torque, e o câmbio automático de seis marchas. A tração será dianteira e o Taos vai apostar alto em tecnologias.

Inédito e de luxo, surge o Caoa Exeed LX, que promete entrar forte no segmento. A Caoa vai lançar a marca Exeed no mercado brasileiro no fim deste ano. Trata-se da divisão de luxo da Chery na China. A montadora pretende inclusive fabricar um modelo da Exeed na unidade de Anápolis, em Goiás. E o mais cotado é o SUV LX, que utiliza a mesma plataforma dos modelos Tiggos 5X e 7, atualmente montados na fábrica do interior goiano.

A despeito do parentesco, o Caoa Exeed LX vai se diferenciar bem dos modelos da Chery. O design exterior é mais sofisticado, enquanto que a cabine tem padrão de acabamento comparável ao de marcas premium. Já a mecânica terá o conjunto do Tiggo 8, com motor 1.6 turbo de injeção direta, 187 cv e 28 mkgf, e câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

Além deles, no fim de abril, a Fiat vai revelar o inédito SUV do hatch Argo, chamado ainda de Progetto 363. O primeiro utilitário da marca italiana está previsto para chegar às lojas no início do segundo semestre. E, no fim do ano, terá ainda a estreia do inédito SUV de 7 lugares da Jeep.

Foto: divulgação