Desânimo: saiba mais sobre o ‘inimigo incansável’

Acordar cansado depois de uma noitada ou de um dia muito cheio é normal. Mas não ter ânimo mesmo após horas de sono, sem ter feito nenhuma atividade que cause exaustão, é motivo de alerta. Especialistas explicam que o motivo pode ser a falta de serotonina no organismo ou doenças como anemia.
“Se sentir cansado sem razão pode indicar depressão, sobrepeso, disfunções hormonais, estresse, falta de ferro e por aí vai. É importante procurar um médico para descobrir o real motivo do desânimo.” – alerta o nutricionista Marcelo Soares. Ele explica ainda que a serotonina é um neurotransmissor responsável pelo comportamento: “ela influencia as funções físicas e psicológicas do corpo”.
A anemia por deficiência de ferro é um distúrbio nutricional que cresce de forma preocupante no mundo, inclusive no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2 bilhões de pessoas no mundo – aproximadamente 30% da população global – pode ter anemia por falta de ferro.
A nutricionista Flávia Dantas explica que quem tem problemas para dormir pode apresentar indisposição física, indecisão, falta de energia e fadiga ao longo do dia. Já quem tem depressão pode ter associados sinais como desinteresse, isolamento social, choro fácil e uma atração com o pessimismo.
“Nas pessoas com depressão há 70% mais chances de se perder o sono. É importante prestar atenção nos sinais que o corpo dá”.

26-desanimo