Defesa Civil orienta sobre cuidados neste período de chuvas intensas

08 - CHUVA

Índice pluviométrico registra acumulado de 101,9mm nas últimas 24 horas

Foto Arquivo Eliandro Figueira – RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Segurança Pública, orienta que até o 31 de março é marcado por fortes chuvas que podem provocar enchentes, enxurradas, alagamentos, inundação, raios e deslizamentos. Qualquer problema que o munícipe tenha, o telefone 153 é disponibilizado para acionar a Defesa Civil do município, que é o órgão responsável para ajudar nos possíveis danos decorrentes de eventos climáticos extremos.
O coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão, informa que a medição do índice pluviométrico realizado na manhã da segunda-feira (10) registrou um acumulado de 101,9mm nas últimas 24 horas. “Apesar do grande volume de chuva, a água fluiu bem e não fomos notificados para atender nenhuma ocorrência de risco à população. Registramos a queda de quatro árvores e um poste de iluminação. Nenhuma ocorrência resultou na interdição de vias públicas”.
Estamos no verão, período em que as chuvas volumosas são esperadas. Reforço que o maior problema ocorre quando um volume muito grande de água cai em um curto período. Por mais estrutura que a cidade tenha é impossível não ter alguns pontos de alagamento. Se você está na rua, o recomendado é que procure um local seguro. Para os motoristas que estão na rua, o melhor é procurar um local mais alto, esperar que a água baixe e não tentar passar por ruas inundadas. Outro cuidado é nunca caminhar por locais alagados ou com enxurrada, evitando assim pisar em bueiros abertos ou buracos cobertos pela água. A Defesa Civil também adverte que, telhas, calhas, entre outras partes do imóvel sejam vistoriadas quando estiverem secas. Estes espaços devem estar sempre limpos e não podem ficar soltos. É muito importante não jogar lixo e entulho nas vias públicas para não entupir as bocas-de-lobo, e assim prevenir pontos de alagamento. Se você estiver em uma situação de perigo ou ver qualquer problema, ligue no 153. A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana”, finaliza ‘Feijão’.