Defesa Civil alerta para o uso do cerol

Operações surpresas serão realizadas para combate

O cerol é uma arma perigosa e tem como principais vítimas os motociclistas e pedestres que podem ter o pescoço afetado foto: Divulgação
O cerol é uma arma perigosa e tem como principais vítimas os motociclistas e pedestres que podem ter o pescoço afetado
foto: Divulgação

Com o início das férias escolares a Defesa Civil realiza a distribuição de panfletos para conscientização e alerta dos riscos do uso de Cerol e as punições previstas em Lei.
A multa para quem estiver utilizando a linha é de até dez Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp’s), que, correspondem a R$ 212,15, conforme determina a Lei Municipal 5.657. Também pode ser enquadrado dentro da Lei Estadual 12.192, que prevê multa de cinco Ufesp’s. Em caso de menor os pais são os responsáveis pelo pagamento das multas.
Os departamentos envolvidos solicitam aos pais ou responsáveis que orientem seus filhos para que não usem linhas com material cortante, pois podem ocasionar acidentes graves e até fatais. Qualquer denúncia pode ser feita pelo indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br ou pelos telefones 0800-770-7702 e 153 de maneira anônima.
Em caso de comercialização de cerol ou outro agente cortante utilizado em linha para empinar pipa a multa é de 50 Ufesp’s, que correspondem a R$ 1.057,50 e o cancelamento do alvará do estabelecimento.