De olho nos sintomas, terapia para fortalecer os olhos

Indícios começam a ser percebidos ao realizar tarefas comuns

Visão cansada após um dia inteiro de trabalho, dores de cabeça, tontura ao ler. Nenhum desses sintomas são agradáveis, mas eles podem ter uma mesma causa: enfraquecimento dos músculos dos olhos. Para tratar essas queixas, existem terapias como o RPG ocular e a ortóptica.
“O RPG é um tratamento que cuida do corpo inteiro e essa é uma abordagem dentro da sessão. O se faz é uma reorganização da parte muscular da visão” – afirma Debora Duarte, fisioterapeuta que dá expediente na clínica Revigore, especializada na técnica.
A nova rotina diária, principalmente nas grandes cidades, tem exigido dos olhos habilidades que até então não eram tão necessárias.
“As atividades binoculares (em que os dois olhos são usados) se tornam cada vez mais necessárias para o que demanda a visão de perto, como o uso de celulares e tablets. Isso faz com que a musculatura que ajusta o foco perca a habilidade que deveria ter, promovendo os sintomas característicos” – explica Eliane Rodrigues, ortoptista e diretora do clínica Rever Reabilitação Visual.
Para um tratamento completo, normalmente são recomendadas dez sessões (de ortóptica ou RPG), mas nas primeiras já é possível observar os resultados.
“É um engano achar que ao fazer, vão curar seus problemas. O que é feito é um fortalecimento da musculatura. Depois de um tempo é preciso voltar” – alerta o oftalmologista Keller Azevedo.