De olho no prato: conheça os alimentos que ajudam a controlar o apetite

Ingestão de fibras, proteínas e gorduras boas prolonga saciedade

Comer e não engordar é o desejo de muitos brasileiros. E isso é possível. Alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras boas ajudam o corpo a manter a sensação de saciedade por mais tempo, o que diminui o apetite para a próxima refeição, como explica a nutricionista da clínica Renewmed, Samara Lopes: “estes alimentos diminuem a velocidade do esvaziamento gástrico. Ou seja, você demora a sentir fome novamente. Aquela sensação de plenitude dura mais” – afirma a especialista em nutrição funcional, que completa: “a mastigação também ajuda. Quando você come um prato de salada é necessário mastigar bastante. Isso dá uma informação ao cérebro de que você já está ficando saciado. Então quando você comer o prato principal já não está com tanto apetite”.
As proteínas, além de também diminuírem a velocidade do esvaziamento gástrico, possuem um efeito térmico maior, o que faz com que o organismo consuma mais calorias para digeri-la.
“O corpo gasta mais calorias para digerir um pedaço de carne do que um pouco de arroz, que é carboidrato” – exemplifica Samara.
Incluir estes alimentos na rotina alimentar é fácil. A proteína pode ser consumida como o prato principal do almoço ou do jantar. A nutricionista Andrea Marim dá dicas de como colocar as fibras e as gorduras boas na dieta: “as fibras podem ser inclusas nas alimentações doces e intermediárias, misturando com um iogurte. Também ingerimos fibras quando comemos hortaliças e leguminosas em saladas. Uma oleaginosa pode acompanhar uma fruta durante um lanche. Além de ser gordura boa, abaixa o índice glicêmico da fruta”.

Por Evelin Azevedo/Infoglobo | Foto: Divulgação