Cuidados com aparência da criança Qual é o limite?

Mães tiram suas dúvidas sobre vaidade na infância

2

Cachos soltos

“Maria Eduarda, de 2 anos, tem o cabelinho crespo. Passo muito tempo cuidando e não sei se faço corretamente. Quando poderei fazer relaxamento nos cachinhos dela?”, quer saber Daniele.

o que a especialista diz:

“De acordo com normas da Anvisa, só é permitido fazer relaxamento em crianças acima de 12 anos”, esclarece Zica Assis, sócia fundadora do Instituto Beleza Natural, que completa: “os cuidados com Maria Eduarda devem ser redobrados. É importante lavar e hidratar duas vezes por semana. Por não ter química, o tratamento requer muita disciplina. Mas é importante que a mãe não demonstre para a criança que acha seu cabelo trabalhoso”.

 

3

Alisamento

“Passar a pranchinha para alisar o cabelo faz mal? E com que idade pode começar a fazer escova progressiva?”, indaga Natasha, mãe da pequena Manuela, de 6 anos.

o que a especialista diz:

Segundo a terapeuta capilar Sol D’avila, o alisamento só pode ser feito em meninas com mais de 10 anos e por um profissional habilitado para manipular o produto em crianças. “O alisamento modifica a estrutura do cabelo e é agressivo na infância”, diz. Ela sugere fazer uma escova simples, com secador e escova de madeira, depois que o fio já estiver quase seco naturalmente: “use uma gotinha de silicone e dê uma escovadinha para disciplinar”.

 

Unha e maquiagem

“Se minha caçula Sofia, de 4 anos, pudesse, usaria maquiagem todos os dias e estaria sempre com as unhas pintadas. Que tipo de produtos ela pode usar?”, pergunta Ana Paula.

o que a especialista diz:

“Mesmo sendo infantil, a maquiagem pode conter chumbo, e o pigmento do batom e da sombra pode provocar alguma dermatite. O mesmo acontece com o esmalte. Uma solução é usar a versão antialérgica ou direcionada para crianças, mas, ainda assim, com limite. Combine com sua filha de uma vez por mês ela ter seu dia de beleza, mas faça isso sem compromisso, de forma lúdica para que ela aceite melhor. Na adolescência, está liberado”, diz a dermatologista Mariane Perissé.

dúvidas

• Quando começar a fazer depilação?
Por volta dos 12 anos, quando os pelos incomodam mais. Escolha o melhor método para a sua filha.
• Criança pode pintar o cabelo?
Colorações mais agressivas são recomendadas depois dos 14 anos. Uma opção é fazer uma hidratação que tinja o cabelo.