Cresce à procura pelas profissionais – doulas

Faculdade Max Planck oferece curso de extensão

As doulas oferecem suporte físico e emocional às gestantes Foto: divulgação
As doulas oferecem suporte físico e emocional às gestantes
Foto: divulgação

Em diversas cidades brasileiras, a presença de doulas em salas de parto tem sido permitida por lei. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários países – entre eles o Brasil por meio da portaria 28, de maio de 2003 – já reconheceram a atividade. Na última década, pesquisas realizadas em outros países demonstraram que a doulagem é responsável pela redução de 50% as taxas de cesárea, 20% da duração do trabalho de parto, 60% de pedidos de anestesia e 40% do uso de fórceps. Mesmo assim, existem muitos mitos, e até mesmo equívocos, sobre essa atuação.
Por definição, doulas são mulheres que dão suporte físico e emocional às grávidas antes, durante e após o parto. “O papel principal é informar as mulheres sobre os tipos de parto, como o seu corpo funciona, a fisiologia do parto, os hormônios que atuam durante a gestação, o que os pais podem fazer para proporcionar o melhor parto para o bebê, são alguns dos detalhes que informamos durante a doulagem”, explica a jornalista e instrutora de yoga, Adriana Vieira de Moraes e Sousa Schaap, que há cinco anos atua como doula.
Vale reforçar que doulas não substituem o trabalho médico, mas sim oferecem suporte emocional à parturiente.
Sabendo da importância dessa atividade, a Faculdade Max Planck, está oferecendo o curso de extensão Formação em Doula. As aulas foram planejadas para otimizar o tempo do aluno e acontecerão de forma
intensiva.
O curso teve início ontem (22) e a duração é de quatro dias com 32 horas. Na programação estão temas como ética profissional, o papel da doula, técnicas de relaxamento – Hypnobirthing – parto com hipnose, yoga pré-parto, parto e pós-parto, massagem perinatal, posturas no trabalho de parto, entre outros.
Mais informações pelos telefones (19) 3264- 0096 e 3885-9901 ou pelo e-mail formacaoemdoula@faculdademax.
edu.br.