Correria diária pode alterar o funcionamento

Pesquisa diz que 93% das pessoas não comem alimentos saudáveis

texto: Ramon Tadeu/infoglobo
texto: Ramon Tadeu/infoglobo

Lidar com as exigências de uma rotina marcada pela pressa e incerteza, além de estar sempre conectado, ligado e produtivo, pode desequilibrar o ritmo biológico do organismo. Um estudo realizado pela marca Centrum mostrou que 96% das pessoas não conseguem incorporar ao dia a dia atitudes que consideram saudáveis, como comer de três em três horas, praticar exercícios físicos e ter um hobby. Os principais motivos são falta de tempo (29%) e dificuldade para praticá-los (20%).
A pesquisa – que ouviu 1,2 mil pessoas em todo o país – revelou ainda que 93% das pessoas não consomem algum alimento que consideram importante à saúde.
O nutricionista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Antonio Herbert Lancha Junior explica que mudar de atitude é um desafio muito grande, principalmente se as pessoas não percebem benefícios imediatos desse esforço.
“Qualquer mudança de hábito requer uma quantidade enorme de energia, repetição e também persistência. Criar pequenas situações que tragam bons resultados como fazer uma pausa no trabalho para comer um lanche saudável é uma forma de repensar o cotidiano e conseguir incorporar novos hábitos.” – afirma Junior, que acrescenta: “o corpo humano é muito adaptável, mas cobra caro por trabalhar constantemente em grande esforço. A pessoa fica mais cansada e dorme mal, por exemplo.” – diz.
A pressão do dia a dia, de acordo com a psicóloga Isabel Ribeiro, também pode ter como consequências várias reações físicas e mentais, comprometendo o funcionamento do organismo.
“Problemas como o transtorno de ansiedade, causado por uma preocupação excessiva, obesidade e hipertensão podem ser prejudiciais. Procurar um especialista para ajudar a identificar os motivos é o ideal.” – diz Isabel Ribeiro.

26-correria-2