Corpo em equilíbrio – Tonificando a musculatura

Modalidades de ioga e pilates desafiam a gravidade

Tecido acrobático e uma enorme argola pendem do teto da sala de pilates. Posições de ioga feitas fora do chão e até com cordas. O neopilates, o acroioga e o kuruntha ioga são formas diferentes de praticar as já conhecidas atividades e chamam a atenção por desafiarem o corpo e a gravidade ao mesmo tempo. Equilíbrio, diversão e força no abdômen são as características que as unem.
“As novas modalidades trouxeram mais dinamismo para as práticas e ajudam a atrair o interesse das pessoas pelos cuidados com o corpo e com a mente”, opina a fisioterapeuta Flávia Coutinho.
Conheça mais sobre os exercícios que prometem ganhar cada vez mais adeptas em busca de barrigas chapadas.

 

18---Acroioga-3

 

Kuruntha

A palavra em sânscrito, que dá nome à modalidade de ioga que usa cordas, significa marionete. A maioria dos movimentos posiciona o corpo pendurado em sua execução. Segundo o mestre Paulo Murilo Rosa, da Kailasa Filosofia Yoga Terapias, em Copacabana, o trabalho em suspensão ajuda a conhecer o corpo e a melhorar a postura: “outros benefícios são o aumento do tônus e da massa muscular, além do equilíbrio da lateralidade, ou seja, das características femininas e masculinas da personalidade. O ideal é fazer a prática, no mínimo, duas vezes por semana”.
Thaiza Portella, de 41 anos, desafia a gravidade com o kuruntha há cinco anos.
“A modalidade me deu um alongamento maior. Fazemos muitos exercícios abdominais, por causa da força que precisamos para as posturas”, diz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

divulgação

 

Acroioga

Diferentemente do acropilates (parte suspensa do neopilates), que usa aparelhos, no acroioga, a base para executar uma postura é o colega ao lado.
“Isso oferece um maior entrosamento social e desenvolvimento do espírito de equipe. É um autoconhecimento relacionado à troca com a pessoa que você usa de sustentação para a acrobacia”, explica Louis Gabriel Watel, coordenador do AcroBrasil.
A analista de marketing Daniela Vianna, de 22 anos, adepta da modalidade, também destaca o aspecto de trabalho em grupo: “além de proporcionar benefícios estéticos para o corpo, o acroioga acalma e ensina a ter confiança no outro, na sua sustentação”.
Com cerca de 550 posturas estáticas no ar feitas em dupla, trio ou em grupo, a partir de duas vezes por semana, a prática pode fazer o aluno perder bastante peso.
“Já tive alunos que emagreceram 20 quilos. Esta é uma atividade transformadora. Qualquer pessoa é capaz de fazer qualquer coisa”, garante Louis.

 

 

 

 

 

aa

 

 

Neopilates

A partir dos princípios do pilates (controle do corpo e mente por meio da respiração, concentração, contração de abdômen, alinhamento corporal, fortalecimento muscular, flexibilidade e precisão dos movimentos), a nova versão incluiu bases instáveis como tecido acrobático (acima), lira (à esquerda) e slackline. E também exercícios de treinamento funcional e atividades circenses.
“A modalidade tem exercícios no solo, mas também usa escadas e aparelhos em suspensão. Precisa muito da contração e da força abdominal para executar os movimentos e, assim, poder trabalhar as outras partes do corpo” explica a instrutora Flávia Coutinho, que completa: “todo mundo pode fazer, mas grávidas precisam de acompanhamento médico”.
Luiza Kneip, de 14 anos, encontrou no neopilates um jeito de manter a flexibilidade que conquistou como ex-atleta de ginástica artística: “não tenho a pressão do treino e continuo com o corpo durinho sem machucar as minhas articulações de adolescente.